Aula sobre Tipos De Rochas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os tipos de rocha são um tema fundamental para entendermos a história geológica do nosso planeta. As rochas são formadas por processos naturais que ocorrem ao longo de milhares ou milhões de anos e podem ser encontradas em diferentes lugares da Terra. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre a formação e os três tipos de rochas: ígneas, sedimentares. Para isso, eles devem criar um mapa conceitual com ideias para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre rochas. Em seguida, apresente os três tipos de rochas e explicar suas características principais.

  2. Etapa 2 - Formação de fósseis

    Explique como a formação de fósseis está relacionada às rochas sedimentares e apresente exemplos de fósseis encontrados em diferentes lugares do mundo.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas ou trios e receber a tarefa de criar um mapa conceitual sobre os tipos de rochas. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus tópicos.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando\-o. Estimule a participação dos alunos e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Identificação de rochas

    Apresente diferentes tipos de rochas e peça aos alunos que identifiquem suas características. Para isso, você pode usar amostras de rochas ou imagens.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão final sobre o tema, enfatizando os pontos mais importantes e esclarecendo dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha e relacioná-los à formação de fósseis.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e estruturar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Identificação correta dos diferentes tipos de rochas.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Capacidade de relacionar os conceitos aprendidos à vida cotidiana.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Propor atividades práticas e exemplos didáticos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Identificar corretamente os diferentes tipos de rochas.
  • Participar das discussões em grupo e esclarecer dúvidas.