Aula sobre Tipos De Rochas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O estudo das rochas é fundamental para entendermos a formação e a história do nosso planeta. As rochas são formadas por diferentes processos geológicos e podem ser classificadas em três tipos: ígneas, sedimentares e metamórficas. Ao estudar os diferentes tipos de rochas, os alunos compreendem sua formação, suas aplicações na construção civil e como são importantes para a preservação de fósseis que nos ajudam a compreender a história da vida na Terra. Nesta aula, a metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula.

    Explique o que são rochas, suas características e os três diferentes tipos. Em seguida, deve apresentar o objetivo da aula e atividade proposta, que é a criação de um jogo para identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

  2. Etapa 2 - Organização.

    Divida a turma em grupos de 5 alunos. Em seguida, reforce as orientações sobre a criação do jogo. Caso você possua algum jogo, mostre para os alunos como exemplo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo, que pode ser, por exemplo, no modelo de jogo da memória, ou de perguntas e respostas. Oriente os alunos com exemplos de possíveis cartas a serem criadas, como:

    _Carta exemplo 1:_ Pergunta: Qual é o tipo de rocha formada a partir da transformação de outras?”. Resposta: Rochas sedimentares

    _Carta exemplo 2:_ Pergunta “O calcário é um exemplo de qual tipo de rocha?”. Resposta: Rochas sedimentares.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Após criarem os jogos, cada grupo deve apresentar brevemente seu jogo e regras.

  5. Etapa 5 - Socialização dos jogos

    Os grupos devem trocar entre si e jogar o jogo uns dos outros. Acompanhe a atividade e tire dúvidas que possam surgir durante a realização do jogo.

    O professor deve aproveitar o momento para revisar e esclarecer dúvidas sobre o tema. Além disso, deve permitir que os alunos discutam entre si sobre as questões abordadas no jogo e estimular a troca de informações.


  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade.

    Para avaliar a atividade, considere a participação dos alunos na criação do jogo, a qualidade das perguntas elaboradas, bem como a apresentação do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes tipos de rocha e suas características.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a capacidade de elaborar perguntas e afirmações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos grupos.
  • Desempenho dos alunos na atividade escrita proposta.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as regras do jogo.
  • Auxiliar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Acompanhar a realização do jogo e esclarecer dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar da criação do jogo em grupo.
  • Elaborar perguntas e afirmações relevantes e corretas sobre o tema.
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos.
  • Discutir sobre as questões abordadas no jogo e trocar informações com os colegas.