Aula sobre Tipos De Rochas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Tipos de rochas" e explique como será a metodologia utilizada na aula. Explique, também, a importância do estudo das rochas, por exemplo, com a preservação de fósseis, e como elas podem ser encontradas em diferentes lugares.Etapa 2 -
Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:Estação 1 - Rochas ígneas
Nessa estação, os alunos devem observar figuras de rochas ígneas e responder a perguntas sobre como elas são formadas. Você pode fornecer exemplos de rochas ígneas e explicar como elas são utilizadas na construção civil.
Estação 2 - Rochas sedimentares
Nessa estação, os alunos devem observar figuras de rochas sedimentares e responder a perguntas sobre como elas são formadas e como os fósseis são preservados nelas. Você pode fornecer exemplos de fósseis encontrados em rochas sedimentares e explicar como eles são importantes para a compreensão da história da Terra.
Estação 3 - Rochas metamórficas
Nessa estação, os alunos devem observar figuras de rochas metamórficas e responder a perguntas sobre como elas são formadas e como podem ser utilizadas. Você pode fornecer exemplos de rochas metamórficas e explicar como elas são importantes para a extração de minerais.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após passarem pelas estações, os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram e as perguntas respondidas. Incentive a discussão e responda a eventuais dúvidas.Etapa 4 - Atividade prática
Os alunos devem criar um desenho que represente os diferentes tipos de rochas estudados. Você pode fornecer materiais diferenciados como papelão e tintas para a realização da atividade.Etapa 5 - Encerramento
Encerre a aula reforçando as informações aprendidas e incentivando os alunos a pesquisarem mais sobre o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha.
- Relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação da maquete.
- Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos diferentes tipos de rocha.
- Compreensão da relação entre rochas sedimentares e a formação de fósseis.
- Criatividade e originalidade na criação do desenho.
- Participação e colaboração durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos na atividade prática.
- Encerrar a aula reforçando as informações aprendidas.
Ações do aluno
- Observar amostras de diferentes tipos de rocha.
- Responder a perguntas sobre a formação das rochas.
- Criar um desenho que represente os diferentes tipos de rocha.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Tirar dúvidas e buscar mais informações sobre o tema em casa.