Aula sobre Tipos De Sujeito

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A atividade sobre "Tipos de sujeito" é importante para a compreensão da estrutura básica da oração na Língua Portuguesa. É fundamental que os estudantes saibam identificar o sujeito nas orações, pois ele é o elemento que indica quem ou o que pratica a ação do verbo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos. Nessa metodologia, os estudantes serão desafiados a criar um diário de bordo em grupo, no qual eles irão registrar o processo de aprendizagem sobre o tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de identificar o sujeito em diferentes contextos e situações, tornando o aprendizado mais significativo e prático.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivos da aula

    Apresente o tema e explique os objetivos da atividade. Você pode utilizar exemplos práticos para mostrar como o sujeito é importante na estruturação da frase.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e apresentação do projeto

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 estudantes. Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Apresente o projeto e explique como os estudantes devem trabalhar em grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre tipos de sujeito

    Os grupos irão pesquisar sobre os tipos de sujeito existentes na Língua Portuguesa. Eles podem utilizar livros didáticos, dicionários, sites e outras fontes de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Identificação de sujeitos em textos

    Cada grupo irá escolher um texto e identificar os diferentes tipos de sujeito presentes nele. Eles devem registrar as informações no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Criação de frases com diferentes tipos de sujeito

    Os grupos irão criar frases utilizando os diferentes tipos de sujeito identificados na etapa anterior. Eles devem registrar as frases no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma. Eles devem explicar o processo de aprendizagem e mostrar os exemplos de sujeito identificados e criados por eles.

  7. Etapa 7 - Reflexão e avaliação

    Promova uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e avalie o desempenho dos estudantes na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o sujeito na estrutura básica da oração;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos estudantes;
  • Promover a aprendizagem significativa e prática do conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação de exemplos práticos de sujeito;
  • Qualidade do diário de bordo produzido em grupo;
  • Clareza e precisão na apresentação dos exemplos de sujeito identificados e criados pelos estudantes.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os objetivos da aula;
  • Dividir a turma em grupos e apresentar o projeto;
  • Orientar os estudantes na pesquisa e na criação dos exemplos de sujeito;
  • Avaliar o desempenho dos estudantes na aula;
  • Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os tipos de sujeito existentes na língua portuguesa;
  • Identificar os diferentes tipos de sujeito presentes em textos;
  • Criar frases com diferentes tipos de sujeito;
  • Registrar as informações no diário de bordo produzido em grupo;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.