Aula sobre Tipos De Sujeito

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A atividade de design sprint sobre tipos de sujeito pretende proporcionar aos alunos uma abordagem prática e criativa para compreender e aplicar os diferentes tipos de sujeito presentes na língua portuguesa. Por meio das etapas do design sprint - entender, esboçar, decidir, prototipar e testar - os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos, trabalhar em equipe, exercitar a criatividade e aplicar seus aprendizados em situações concretas. Ao longo do processo, eles serão desafiados a criar esboços, roteiros e protótipos que exemplifiquem cada tipo de sujeito, promovendo assim uma compreensão mais sólida e uma aplicação prática dos conceitos estudados. A atividade busca estimular a colaboração, a expressão oral, a reflexão crítica e a avaliação da compreensão e aplicação dos tipos de sujeito por parte dos alunos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema aos alunos e conduza uma discussão para explorar os diferentes tipos de sujeito, explicando suas características e exemplos. Os alunos podem pesquisar e coletar exemplos de frases que ilustrem cada tipo de sujeito, individualmente ou em grupos.

    Exemplo prático:

    1\. Sujeito Simples: É constituído por apenas um núcleo, podendo ser um substantivo, pronome ou palavra no infinitivo. Exemplo: _"O gato dormiu no sofá."_

    2\. Sujeito Composto: É composto por dois ou mais núcleos, podendo ser substantivos, pronomes ou palavras no infinitivo. Exemplo: _"Maria e João estudaram para a prova."_

    3\. Sujeito Oculto: Também conhecido como sujeito elíptico, ocorre quando o sujeito está subentendido na frase, sendo facilmente identificado pelo verbo conjugado. Exemplo: _"Choveu bastante ontem."_

    4\. Sujeito Determinado: O sujeito é determinado quando se conhece a sua identidade ou quando é possível identificá-lo por meio de informações explícitas na frase. Exemplo: "_Aquele cachorro latiu a noite toda."_

    Sujeito Indeterminado: O sujeito é indeterminado quando não se conhece ou não se deseja especificar quem realizou a ação expressa pelo verbo. Nesse caso, utiliza-se o verbo na 3ª pessoa do plural ou a partícula "se" na construção do verbo no singular. Exemplo: _"Comeram todos os doces da festa"_ (sujeito indeterminado) ou _"Vende-se carros usados"_ (sujeito indeterminado com o uso da partícula "se").

    Sujeito Inexistente: Também conhecido como sujeito inexpressivo ou oração sem sujeito, ocorre em frases em que o verbo não se refere a um sujeito específico. É comum em expressões meteorológicas ou fenômenos naturais. Exemplo: _"Chove muito hoje."_


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar esboços de possíveis situações em que os diferentes tipos de sujeito são utilizados. Cada grupo deve elaborar uma breve descrição da situação e identificar qual tipo de sujeito está presente na frase. Os grupos podem criar esboços em papel ou utilizar ferramentas digitais para visualizar as situações.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresenta seu esboço para a turma, explicando a situação e o tipo de sujeito utilizado. Em seguida, todos os alunos discutem e votam nos esboços mais interessantes e relevantes para a atividade.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nos esboços selecionados, cada grupo escolhe um para desenvolver um protótipo mais detalhado. Os alunos devem criar um roteiro, definir personagens e diálogos que exemplifiquem o tipo de sujeito proposto. Eles podem encenar a situação ou criar um storyboard com as cenas e diálogos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresenta seu protótipo para a turma, representando a situação e demonstrando o uso correto do tipo de sujeito. Os demais alunos observam atentamente e fornecem feedback sobre a clareza e eficácia da representação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os diferentes tipos de sujeito;
  • Aplicar os conhecimentos teóricos na prática;
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a expressão oral;
  • Promover a reflexão e o pensamento crítico;

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos diferentes tipos de sujeito;
  • Criatividade na criação das situações e protótipos;
  • Coerência e correta utilização dos tipos de sujeito nas situações apresentadas;
  • Participação ativa e colaborativa durante as etapas do design sprint.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar o tema dos tipos de sujeito;
  • Facilitar a discussão em sala de aula;
  • Orientar os grupos na criação dos esboços e protótipos;
  • Fornecer feedback e orientações durante as apresentações dos protótipos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre os tipos de sujeito;
  • Realizar pesquisas e coletar exemplos de frases;
  • Trabalhar em grupos na criação dos esboços e protótipos;
  • Apresentar os resultados para a turma e fornecer feedback.