Aula sobre Tipos De Sujeito
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema aos alunos e conduza uma discussão para explorar os diferentes tipos de sujeito, explicando suas características e exemplos. Os alunos podem pesquisar e coletar exemplos de frases que ilustrem cada tipo de sujeito, individualmente ou em grupos.Exemplo prático:
1\. Sujeito Simples: É constituído por apenas um núcleo, podendo ser um substantivo, pronome ou palavra no infinitivo. Exemplo: _"O gato dormiu no sofá."_
2\. Sujeito Composto: É composto por dois ou mais núcleos, podendo ser substantivos, pronomes ou palavras no infinitivo. Exemplo: _"Maria e João estudaram para a prova."_
3\. Sujeito Oculto: Também conhecido como sujeito elíptico, ocorre quando o sujeito está subentendido na frase, sendo facilmente identificado pelo verbo conjugado. Exemplo: _"Choveu bastante ontem."_
4\. Sujeito Determinado: O sujeito é determinado quando se conhece a sua identidade ou quando é possível identificá-lo por meio de informações explícitas na frase. Exemplo: "_Aquele cachorro latiu a noite toda."_
Sujeito Indeterminado: O sujeito é indeterminado quando não se conhece ou não se deseja especificar quem realizou a ação expressa pelo verbo. Nesse caso, utiliza-se o verbo na 3ª pessoa do plural ou a partícula "se" na construção do verbo no singular. Exemplo: _"Comeram todos os doces da festa"_ (sujeito indeterminado) ou _"Vende-se carros usados"_ (sujeito indeterminado com o uso da partícula "se").
Sujeito Inexistente: Também conhecido como sujeito inexpressivo ou oração sem sujeito, ocorre em frases em que o verbo não se refere a um sujeito específico. É comum em expressões meteorológicas ou fenômenos naturais. Exemplo: _"Chove muito hoje."_
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar esboços de possíveis situações em que os diferentes tipos de sujeito são utilizados. Cada grupo deve elaborar uma breve descrição da situação e identificar qual tipo de sujeito está presente na frase. Os grupos podem criar esboços em papel ou utilizar ferramentas digitais para visualizar as situações.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo apresenta seu esboço para a turma, explicando a situação e o tipo de sujeito utilizado. Em seguida, todos os alunos discutem e votam nos esboços mais interessantes e relevantes para a atividade.Etapa 4 - Prototipar
Com base nos esboços selecionados, cada grupo escolhe um para desenvolver um protótipo mais detalhado. Os alunos devem criar um roteiro, definir personagens e diálogos que exemplifiquem o tipo de sujeito proposto. Eles podem encenar a situação ou criar um storyboard com as cenas e diálogos.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresenta seu protótipo para a turma, representando a situação e demonstrando o uso correto do tipo de sujeito. Os demais alunos observam atentamente e fornecem feedback sobre a clareza e eficácia da representação.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender os diferentes tipos de sujeito;
- Aplicar os conhecimentos teóricos na prática;
- Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe;
- Estimular a criatividade e a expressão oral;
- Promover a reflexão e o pensamento crítico;
Critérios de avaliação
- Compreensão dos diferentes tipos de sujeito;
- Criatividade na criação das situações e protótipos;
- Coerência e correta utilização dos tipos de sujeito nas situações apresentadas;
- Participação ativa e colaborativa durante as etapas do design sprint.
Ações do professor
- Apresentar e explicar o tema dos tipos de sujeito;
- Facilitar a discussão em sala de aula;
- Orientar os grupos na criação dos esboços e protótipos;
- Fornecer feedback e orientações durante as apresentações dos protótipos.
Ações do aluno
- Participar da discussão sobre os tipos de sujeito;
- Realizar pesquisas e coletar exemplos de frases;
- Trabalhar em grupos na criação dos esboços e protótipos;
- Apresentar os resultados para a turma e fornecer feedback.