Aula sobre Tipos De Sujeito

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade de estudo de caso sobre os tipos de sujeito, os alunos serão desafiados a analisar frases ou trechos de textos reais para identificar e compreender os diferentes tipos de sujeito presentes. O objetivo é promover uma reflexão mais aprofundada sobre a importância dos sujeitos na construção do sentido dos textos. Os alunos participarão de discussões em grupo, compartilhando suas análises, comparando conclusões e debatendo possíveis discordâncias. Ao final, eles apresentarão os resultados de suas análises para a turma, elaborando conclusões sobre o papel dos tipos de sujeito na produção textual. Essa atividade busca incentivar a participação ativa dos alunos, o desenvolvimento de habilidades analíticas e a aplicação dos conhecimentos em situações práticas de escrita e leitura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de sujeito na Língua Portuguesa e introduza os diferentes tipos de sujeito, como sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto e sujeito indeterminado. Explore exemplos e características de cada tipo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do estudo de caso

    Apresente um estudo de caso que contém diferentes frases ou trechos de texto. Cada frase ou trecho possui um tipo de sujeito específico. Os alunos recebem uma cópia do estudo de caso para análise.

  3. Etapa 3 - Análise individual

    Os alunos analisam individualmente cada frase ou trecho do estudo de caso e identificam o tipo de sujeito presente em cada um. Eles podem fazer anotações e destacar as características que os levaram a essa identificação.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos se reúnem em grupos pequenos para discutir suas análises. Eles compartilham suas respostas e justificativas, comparando suas conclusões e debatendo possíveis discordâncias. O objetivo é promover a troca de conhecimentos e a construção coletiva de entendimento.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta suas análises e conclusões para toda a turma. Faça a mediação da discussão, esclarecendo dúvidas e reforça os conceitos abordados.

  6. Etapa 6 - Elaboração de conclusões

    Após a apresentação dos resultados, os alunos são incentivados a fazer reflexões mais amplas sobre a importância dos diferentes tipos de sujeito na construção do sentido das frases. Eles elaboram conclusões sobre como a escolha do tipo de sujeito pode influenciar a comunicação e a compreensão de um texto.

  7. Etapa 7 - Aplicação em situações práticas

    Os alunos são desafiados a aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas, como a criação de frases com diferentes tipos de sujeito ou a identificação do tipo de sujeito em textos reais.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, a precisão na identificação dos tipos de sujeito no estudo de caso, a elaboração de conclusões coerentes e a capacidade de aplicar os conhecimentos em situações práticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os diferentes tipos de sujeito na língua portuguesa;
  • Identificar e analisar os tipos de sujeito em diferentes contextos;
  • Refletir sobre a importância dos tipos de sujeito na construção do sentido dos textos;
  • Promover a capacidade de aplicar os conhecimentos em situações práticas de escrita e leitura.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Precisão na identificação e análise dos tipos de sujeito no estudo de caso;
  • Elaboração de conclusões coerentes sobre a importância dos tipos de sujeito na construção do sentido dos textos;
  • Habilidade de aplicar os conhecimentos em situações práticas, como a criação de frases e a identificação do tipo de sujeito em textos reais.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de sujeito e introduzir os diferentes tipos de sujeito;
  • Apresentar o estudo de caso contendo as frases ou trechos de texto para análise;
  • Mediar as discussões em grupo, esclarecer dúvidas e promover a troca de conhecimentos;
  • Estimular a reflexão e a elaboração de conclusões sobre a importância dos tipos de sujeito na construção do sentido dos textos;
  • Avaliar a participação, a precisão nas análises, as conclusões elaboradas e a aplicação dos conhecimentos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando análises e justificativas;
  • Analisar individualmente as frases ou trechos do estudo de caso e identificar os tipos de sujeito presentes;
  • Discutir em grupo as análises realizadas, comparar conclusões e debater possíveis discordâncias;
  • Apresentar os resultados das análises para toda a turma, com o apoio do professor;
  • Elaborar conclusões sobre a importância dos tipos de sujeito na construção do sentido dos textos;