Aula sobre Tipos De Sujeito

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os tipos de sujeito são elementos fundamentais na construção de uma oração. Eles são responsáveis por indicar quem ou o que pratica a ação expressa pelo verbo. No entanto, muitas vezes, identificar o sujeito pode ser uma tarefa difícil para os alunos. Por isso, nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa rotação por estações, em que cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância do sujeito na construção da oração. Em seguida, ele divida a turma em três grupos para a metodologia de rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar e estudar os diferentes tipos de sujeito, como sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto e sujeito indeterminado. Eles devem fazer anotações sobre as características, exemplos e regras gramaticais relacionadas a cada tipo de sujeito. Para a pesquisa, disponibilize textos e materiais impressos nesta estação.

    Estação 2 - Exemplos e identificação

    Os alunos se deslocam para a próxima estação, onde encontrarão uma série de frases escritas em cartões ou projetadas em uma tela. Eles devem ler cada frase e classificar o tipo de sujeito presente em cada uma delas. Os alunos podem discutir em grupo para chegar a um consenso ou registrar suas respostas individualmente.

    Estação 3 - Estação de criação

    Na última estação, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos criativamente. Eles devem criar uma história curta ou um diálogo que contenha diferentes tipos de sujeito. Os alunos podem usar sua imaginação e criatividade para desenvolver personagens, enredo e situações relevantes. Podem ser utilizados recursos adicionais, como desenhos, ilustrações ou recursos multimídia para complementar a história ou o diálogo.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Na conclusão da atividade, faça uma breve revisão sobre os tipos de sujeito, destacando as principais características de cada um. Em seguida, você pode aplicar um quiz, em que os alunos deverão identificar o sujeito em algumas frases.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os diferentes tipos de sujeito e suas características;
  • Identificar corretamente o tipo de sujeito em frases fornecidas;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de exercícios práticos;
  • Estimular a criatividade na criação de uma história ou diálogo com diferentes tipos de sujeito.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Precisão na identificação dos tipos de sujeito em frases fornecidas;
  • Correta aplicação dos conhecimentos ao resolver exercícios práticos;
  • Criatividade na criação da história ou diálogo, demonstrando a compreensão dos diferentes tipos de sujeito.

Ações do professor

  • Organizar as estações de aprendizagem, fornecendo os recursos necessários em cada uma delas;
  • Orientar os alunos sobre as atividades e os objetivos da rotação por estações;
  • Monitorar e fornecer suporte durante a realização das atividades, esclarecendo dúvidas e direcionando os alunos, se necessário;
  • Observar o engajamento e o progresso dos alunos em cada estação, registrando observações para a avaliação posterior.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação, buscando compreender os diferentes tipos de sujeito;
  • Discutir e colaborar com os colegas na identificação do tipo de sujeito em frases fornecidas;
  • Resolver os exercícios práticos individualmente ou em grupo, aplicando os conhecimentos adquiridos;
  • Utilizar a criatividade para criar uma história ou diálogo envolvendo diferentes tipos de sujeito.