Aula sobre Tipos De Sujeito

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, será trabalhado um dos elementos mais importantes da oração: o sujeito. O sujeito é quem pratica a ação descrita pelo verbo e é um dos elementos que mais aparecem em textos escritos e falados. É importante que os alunos saibam identificar e diferenciar os diferentes tipos de sujeito, para que possam compreender melhor a estrutura das frases e, assim, construir textos mais coesos e coerentes. Para isso, vamos utilizar a metodologia da sala de aula invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de realizar uma atividade prévia e, presencialmente, criar um template de Dinâmica dos 3 Qs. Dessa forma, eles poderão avaliar a atividade e desenvolver melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Pesquisa prévia

    Antes do encontro presencial, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre um tipo de sujeito diferente - simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente - utilizando livros didáticos e recursos online. É importante que cada grupo anote as informações mais importantes em um papel ou em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Introduza o tema para a turma, explicando o que é o sujeito, sua importância na construção da frase e os diferentes tipos de sujeito. Para isso, você pode utilizar exemplos práticos e didáticos, como frases retiradas de músicas ou trechos de filmes. Peça que os alunos socializem as pesquisas prévias que realizaram em casa e promova uma discussão sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar o template para avaliar a atividade. No campo "Que bom", os alunos são incentivados a compartilhar algo positivo, uma conquista ou um aspecto positivo relacionado ao tema em discussão. No campo "Que pena", eles são convidados a expressar algo negativo, um obstáculo ou um desafio que possa existir. Por fim, no campo "Que tal", eles são encorajados a propor soluções e alternativas para superar os desafios identificados.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Disponibilize frases para que os alunos possam identificar e classificar o tipo de sujeito de cada uma delas.

  5. Etapa 5 - Socialização dos resultados

    Ao final da atividade, os alunos deverão socializar os resultados obtidos e discutir os diferentes tipos de sujeito encontrados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando a importância do sujeito na construção da frase e incentivando os alunos a praticar a identificação dos diferentes tipos de sujeito em textos escritos e falados. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os diferentes tipos de sujeito na construção da frase;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento através da metodologia da sala de aula invertida;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias atividades e a dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes tipos de sujeito;
  • Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
  • Participação ativa na discussão dos resultados obtidos na atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e didática;
  • Disponibilizar recursos didáticos para que os alunos possam pesquisar e estudar o tema em casa;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento através da metodologia da sala de aula invertida;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante as atividades em sala de aula;
  • Concluir a aula reforçando a importância do sujeito na construção da frase e incentivando os alunos a praticar a identificação dos diferentes tipos de sujeito em textos escritos e falados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa prévia sobre os tipos de sujeito;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Utilizar corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade sobre Tipos de Sujeito;
  • Participar ativamente da discussão dos resultados obtidos na atividade;
  • Praticar a identificação dos diferentes tipos de sujeito em textos escritos e falados.