Aula sobre Tipos E Ciclo Das Rochas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de rochas e seus ciclos de formação. As rochas estão presentes em nosso cotidiano, seja em construções, na natureza ou até mesmo em objetos decorativos. O objetivo é que os estudantes identifiquem diferentes tipos de rocha e relacionem a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar os diferentes tipos de rochas, como ígneas, sedimentares e metamórficas. Também deve explicar o ciclo de formação das rochas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de 4 ou 5 e discutir sobre os diferentes tipos de rochas e seus ciclos de formação. Circule pela sala, auxiliando os grupos e respondendo dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Exemplos: aplicação cotidiana das rochas sedimentares, aplicação das ígneas, aplicação das metamórficas, constituintes das rochas, características usadas para diferenciar rochas, ciclo das rochas e fossilização, valores de mercado das rochas, etc.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e conceitos. O professor pode incentivar perguntas e debates entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    O professor deve apresentar exemplos práticos sobre o tema, como a formação de rochas sedimentares a partir de fósseis, ou como a extração de minerais pode impactar o meio ambiente.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor deve encerrar a aula, reforçando o que foi aprendido e tirando possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes tipos de rochas e seus ciclos de formação.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Promover a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação e cooperação em grupo.
  • Criação do mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os diferentes tipos de rochas.
  • Auxiliar os grupos na discussão e criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Incentivar perguntas e debates entre os grupos.
  • Encerrar a aula, reforçando o que foi aprendido e tirando possíveis dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.
  • Cooperar com os colegas de grupo.