Aula sobre Tipos E Ciclo Das Rochas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As rochas são materiais sólidos e naturais que formam a crosta terrestre. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como em montanhas, rios, praias e até mesmo em nossas casas, em objetos como azulejos e pisos. Além disso, são fundamentais para entendermos a história da Terra e como ela se formou. As rochas podem ser divididas em três diferentes tipos (ígneas, sedimentares e metamórficas), e possuem um ciclo de transformação. Para tornar essa aula mais dinâmica e participativa, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema para os alunos. Para isso, você pode instigar a participação deles com perguntas do tipo “O que é uma rocha?” ou “Onde encontramos rochas em nosso cotidiano?”Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, explique a atividade proposta e, também, a dinâmica dos 3 Qs. Peça para criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre diferentes temáticas. Você pode dividir em grupos para pesquisar sobre cada tipo de rocha (ígneas, sedimentares e metamórficas); sobre a formação de fósseis e, também, sobre o ciclo das rochas. Eles devem sistematizar a pesquisa em forma de mapa conceitual.Etapa 4 - Socialização
Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.Etapa 5 - Dinâmica de compreensão
Apresente diferentes imagens, ou, caso possua, amostras físicas, de rochas. Os alunos devem identificar qual tipo de rocha é.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs.
Os alunos devem preencher o template da dinâmica dos 3 Qs, avaliando as atividades realizadas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e como eles estão presentes em nosso cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha e relacioná-los à formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula e na avaliação da atividade.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos três tipos de rochas.
- Compreensão adequada do ciclo das rochas.
- Relacionamento correto entre rochas sedimentares e fósseis.
- Criação adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão do assunto.
- Encorajar a discussão e o debate entre os alunos.
Ações do aluno
- Identificar corretamente os três tipos de rochas.
- Participar ativamente da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Relacionar corretamente as rochas sedimentares e os fósseis.
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas pelo professor.