Aula sobre Tipos E Ciclo Das Rochas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As rochas são materiais sólidos e naturais que formam a crosta terrestre. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como em montanhas, rios, praias e até mesmo em nossas casas, em objetos como azulejos e pisos. Além disso, são fundamentais para entendermos a história da Terra e como ela se formou. As rochas podem ser divididas em três diferentes tipos (ígneas, sedimentares e metamórficas), e possuem um ciclo de transformação. Para tornar essa aula mais dinâmica e participativa, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para os alunos. Para isso, você pode instigar a participação deles com perguntas do tipo “O que é uma rocha?” ou “Onde encontramos rochas em nosso cotidiano?”

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, explique a atividade proposta e, também, a dinâmica dos 3 Qs. Peça para criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre diferentes temáticas. Você pode dividir em grupos para pesquisar sobre cada tipo de rocha (ígneas, sedimentares e metamórficas); sobre a formação de fósseis e, também, sobre o ciclo das rochas. Eles devem sistematizar a pesquisa em forma de mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Dinâmica de compreensão

    Apresente diferentes imagens, ou, caso possua, amostras físicas, de rochas. Os alunos devem identificar qual tipo de rocha é.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs.

    Os alunos devem preencher o template da dinâmica dos 3 Qs, avaliando as atividades realizadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e como eles estão presentes em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha e relacioná-los à formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula e na avaliação da atividade.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos três tipos de rochas.
  • Compreensão adequada do ciclo das rochas.
  • Relacionamento correto entre rochas sedimentares e fósseis.
  • Criação adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão do assunto.
  • Encorajar a discussão e o debate entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os três tipos de rochas.
  • Participar ativamente da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Relacionar corretamente as rochas sedimentares e os fósseis.
  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas pelo professor.