Aula sobre Tipos E Ciclo Das Rochas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As rochas são componentes muito importantes da Terra, sendo a composição de nossa camada litosférica. Elas podem ser encontradas em todos os lugares, desde as montanhas até as praias e até mesmo nas nossas casas. Assim, possuem uma grande importância, sendo utilizada, por exemplo, na construção de edifícios, estradas, pontes e outras infraestruturas. As rochas podem ser classificadas em três categorias (ígneas, metamórficas e sedimentares, e possuem um ciclo, envolvendo sua transformação ao longo do tempo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando a importância das rochas para a nossa vida diária e para a compreensão da história da Terra. Para isso, você pode utilizar questões para instigar os alunos, como “O que é uma rocha?” ou “Onde encontramos rochas em nosso cotidiano?”

  2. Etapa 2 - Identificação de um problema

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Cada grupo deve escolher um tema relacionado às rochas, como a extração de minerais ou a formação de fósseis. Em cada etapa

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Cada grupo deve realizar pesquisas sobre o tema escolhido, entrevistando pessoas e pesquisando em fontes confiáveis. Os alunos devem registrar as informações coletadas.

  4. Etapa 4 - Comparação

    Cada grupo deve comparar as informações coletadas em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Os alunos devem discutir como o grupo poderia contribuir com a disseminação da informação para a população. Por fim, cada grupo deve produzir um infográfico contendo as informações coletadas sobre o tema escolhido. Os infográficos podem ser distribuídos na comunidade.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos devem apresentar seu infográfico, explicando o conteúdo de seu tema. Estimule a participação de todos os alunos

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese dos principais conceitos abordados pelos anos. Ressalte a importância de aprendermos sobre as rochas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a criatividade e a comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos no trabalho em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na identificação dos problemas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fornecer feedbacks durante todo o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Identificar problemas relacionados ao tema escolhido.
  • Coletar informações por meio de entrevistas e pesquisas.
  • Criar infográficos e apresentá-los para a turma.