Aula sobre Tipos E Ciclo Das Rochas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O estudo das rochas é importante para entendermos a história da Terra e seus processos geológicos. As rochas são materiais sólidos que compõem a crosta terrestre e podem ser encontradas em diferentes formas e tipos. Além disso, elas estão presentes em diversas atividades humanas, como na construção de prédios e pontes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão em grupos

    Apresente o tema "Tipos e ciclo das rochas", explicando os conceitos básicos e os tipos de rochas existentes. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo terá um tempo determinado para realizar pesquisas sobre o tema e preparar seus argumentos para o debate. O grupo defensor deverá argumentar a favor da utilização de uma rocha sedimentar para a construção de algo que esteja faltando na infraestrutura da comunidade, enquanto o grupo opositor escolherá outra rocha sedimentar para defender nesse uso, e a banca julgadora deverá avaliar os argumentos apresentados pelos dois grupos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Medie o debate. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do grupo adversário.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos se reunirão em seus grupos para discutir as informações apresentadas e chegar a uma conclusão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Cada aluno deverá escrever um texto sobre o tema, baseado nas informações apresentadas durante o debate e nas discussões em grupo. Enquanto a banca julgadora analisa os argumentos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os textos produzidos pelos alunos serão apresentados em sala de aula, para que todos possam compartilhar suas conclusões e aprendizados. A banca delibera sobre o material escolhido, explicando sua opção.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate, a qualidade dos argumentos apresentados e a produção dos textos individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate.
  • Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza na produção do texto individual.
  • Contribuição para o trabalho em grupo.
  • Observação das normas de conduta durante o debate.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos básicos sobre o tema.
  • Mediar o debate e garantir a participação de todos.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos argumentos apresentados.
  • Estimular a reflexão sobre o tema e suas aplicações práticas.
  • Propor atividades que incentivem a pesquisa e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o tema.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Produzir um texto individual sobre o tema.
  • Respeitar as normas de conduta durante o debate.