Aula sobre Tipos E Ciclo Das Rochas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O estudo das rochas é fundamental para entender a história da Terra e como ela foi formada. As rochas são divididas em três tipos: ígneas, sedimentares e metamórficas. Cada uma delas possui características diferentes, como a forma como foram formadas e sua composição química. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de rochas e o ciclo das rochas. Vamos usar a metodologia ativa de rotação por estações para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente para os alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor deve apresentar o tema e explicar aos alunos os diferentes tipos de rochas e o ciclo das rochas. É importante que os alunos entendam as características de cada tipo de rocha e como elas se formam.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Rochas ígneas

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação diferente. Na estação 1, os alunos vão aprender sobre rochas ígneas. Idealmente, leve rochas ígneas chamativas e com funções aplicáveis ao nosso cotidiano ou mesmo com curiosidades históricas. Os alunos podem fazer uma atividade prática, como observar amostras de rochas ígneas e identificar suas características.

    Ex: granito, basalto, etc.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Rochas sedimentares

    Na estação 2, os alunos vão aprender sobre rochas sedimentares. Forneça exemplos de rochas sedimentares e explicar como elas se formam. Idealmente, leve rochas sedimentares chamativas e com funções aplicáveis ao nosso cotidiano ou mesmo com curiosidades históricas. Os alunos podem fazer uma atividade prática, como observar amostras de rochas sedimentares e identificar suas características.

    Ex: carvão mineral, calcario, etc.


  4. Etapa 4 - Estação 3 - Rochas metamórficas

    Na estação 3, os alunos vão aprender sobre rochas metamórficas. Forneça exemplos de rochas metamórficas e explicar como elas se formam. Idealmente, leve rochas metamórficas chamativas e com funções aplicáveis ao nosso cotidiano ou mesmo com curiosidades históricas.

    Como esse tipo de rocha é derivado de transformações das anteriores, é interessante que os alunos palpitem sobre qual rocha foi precursora de cada metamórfica na mesa.


  5. Etapa 5 - Estação 4 - Minerais

    Apresente os constituintes das rochas aos alunos nesta última estação. Tente levar minerais chamativos, a pirita é uma boa pedida por todo seu contexto histórico.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a conclusão das estações, os alunos devem se reunir em grupos e discutir as características de cada tipo de rocha. Faça perguntas para orientar a discussão, como "Qual é a diferença entre rochas ígneas e sedimentares?" ou "Como as rochas metamórficas são formadas?", “qual a diferença entre rochas e minerais?”.

  7. Etapa 7 - Aplicação do conhecimento

    Colha depoimentos dos alunos, sobre qual rocha foi mais interessante para eles e por quê.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha.
  • Relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
  • Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema das rochas.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente os diferentes tipos de rochas.
  • Identificar corretamente as características de cada tipo de rocha.
  • Fazer conexões entre a formação de fósseis e as rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e concisa.
  • Orientar os alunos nas atividades práticas.
  • Fornecer feedback aos alunos durante a atividade prática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades práticas.
  • Discutir as características de cada tipo de rocha em grupo.
  • Identificar corretamente os diferentes tipos de rochas.