Aula sobre Tipos E Ciclo Das Rochas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O estudo das rochas é fundamental para entender a história da Terra e como ela foi formada. As rochas são divididas em três tipos: ígneas, sedimentares e metamórficas. Cada uma delas possui características diferentes, como a forma como foram formadas e sua composição química. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de rochas e o ciclo das rochas. Vamos usar a metodologia ativa de rotação por estações para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente para os alunos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor deve apresentar o tema e explicar aos alunos os diferentes tipos de rochas e o ciclo das rochas. É importante que os alunos entendam as características de cada tipo de rocha e como elas se formam.Etapa 2 - Estação 1 - Rochas ígneas
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação diferente. Na estação 1, os alunos vão aprender sobre rochas ígneas. Idealmente, leve rochas ígneas chamativas e com funções aplicáveis ao nosso cotidiano ou mesmo com curiosidades históricas. Os alunos podem fazer uma atividade prática, como observar amostras de rochas ígneas e identificar suas características.Ex: granito, basalto, etc.
Etapa 3 - Estação 2 - Rochas sedimentares
Na estação 2, os alunos vão aprender sobre rochas sedimentares. Forneça exemplos de rochas sedimentares e explicar como elas se formam. Idealmente, leve rochas sedimentares chamativas e com funções aplicáveis ao nosso cotidiano ou mesmo com curiosidades históricas. Os alunos podem fazer uma atividade prática, como observar amostras de rochas sedimentares e identificar suas características.Ex: carvão mineral, calcario, etc.
Etapa 4 - Estação 3 - Rochas metamórficas
Na estação 3, os alunos vão aprender sobre rochas metamórficas. Forneça exemplos de rochas metamórficas e explicar como elas se formam. Idealmente, leve rochas metamórficas chamativas e com funções aplicáveis ao nosso cotidiano ou mesmo com curiosidades históricas.Como esse tipo de rocha é derivado de transformações das anteriores, é interessante que os alunos palpitem sobre qual rocha foi precursora de cada metamórfica na mesa.
Etapa 5 - Estação 4 - Minerais
Apresente os constituintes das rochas aos alunos nesta última estação. Tente levar minerais chamativos, a pirita é uma boa pedida por todo seu contexto histórico.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a conclusão das estações, os alunos devem se reunir em grupos e discutir as características de cada tipo de rocha. Faça perguntas para orientar a discussão, como "Qual é a diferença entre rochas ígneas e sedimentares?" ou "Como as rochas metamórficas são formadas?", “qual a diferença entre rochas e minerais?”.Etapa 7 - Aplicação do conhecimento
Colha depoimentos dos alunos, sobre qual rocha foi mais interessante para eles e por quê.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha.
- Relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
- Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema das rochas.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente os diferentes tipos de rochas.
- Identificar corretamente as características de cada tipo de rocha.
- Fazer conexões entre a formação de fósseis e as rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e concisa.
- Orientar os alunos nas atividades práticas.
- Fornecer feedback aos alunos durante a atividade prática.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades práticas.
- Discutir as características de cada tipo de rocha em grupo.
- Identificar corretamente os diferentes tipos de rochas.