Aula sobre Tipos E Utilizacoes Dos Mapas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os mapas são uma representação gráfica do espaço geográfico, eles podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em aplicativos de navegação, em jornais que apresentam mapas de regiões afetadas por desastres naturais ou em mapas turísticos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de mapas e suas utilizações, além de desenvolver a habilidade em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade e a solução de problemas de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema da aula, e explicando a importância dos mapas para a Geografia. Em seguida, apresente um vídeo para os alunos sobre os diferentes tipos de mapas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão escolher um personagem fictício e preencher cada campo com informações sobre esse personagem, levando em consideração o contexto geográfico em que ele vive.

  3. Etapa 3 - Tipos de mapas

    Apresente os diferentes tipos de mapas, como o mapa político, o mapa físico e o mapa temático. Em seguida, os alunos deverão criar um mapa temático sobre um tema escolhido por você, utilizando as informações do mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Utilizações dos mapas

    Mostre as diferentes utilizações dos mapas, como a navegação, a análise de dados e a representação de informações. Os alunos irão criar um mapa que represente uma situação real, como a distribuição de uma doença em uma cidade, por exemplo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas

    Os alunos irão apresentar seus mapas para a turma e discutir suas escolhas e informações utilizadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Promovauma reflexão sobre a importância dos mapas na Geografia e como eles podem ser utilizados para solucionar problemas do cotidiano.

  7. Etapa 7 - Atividade de fixação

    Disponibilize um questionário sobre os diferentes tipos de mapas e suas utilizações para que os alunos possam responder, fixando assim o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e a solução de problemas de forma colaborativa.
  • Apresentar aos alunos as diferentes utilizações dos mapas no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos diferentes tipos de mapas.
  • Coerência das informações apresentadas nos mapas criados pelos alunos.
  • Participação ativa na atividade de criação dos mapas.
  • Compreensão dos diferentes tipos de mapas e suas utilizações.
  • Respostas corretas no questionário de fixação.

Ações do professor

  • Apresentar os diferentes tipos de mapas e suas características.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas de empatia e temáticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Conduzir a reflexão sobre a importância dos mapas na Geografia.
  • Aplicar o questionário de fixação.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um personagem fictício.
  • Criar um mapa temático sobre um tema escolhido pelo professor.
  • Criar um mapa que represente uma situação real.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Responder corretamente ao questionário de fixação.