Aula sobre Tipos E Utilizacoes Dos Mapas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os mapas são ferramentas essenciais para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles podem ser utilizados para representar diversas informações, como relevo, clima, densidade populacional, entre outros. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de mapas e suas utilizações. Para tornar a aula mais divertida e dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Dessa forma, os estudantes poderão aprender de uma maneira mais envolvente e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa que será utilizada. Em seguida, divida a turma em grupos, entregando um conjunto de cartas em branco para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Tipos de mapas

    Os alunos deverão pesquisar sobre os diferentes tipos de mapas, como mapas políticos, mapas físicos, mapas temáticos, entre outros. Em seguida, deverão criar 4 cartas com perguntas e 4 cartas com afirmações sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Utilizações dos mapas

    Os alunos deverão pesquisar sobre as diferentes utilizações dos mapas, como para navegação, planejamento urbano, estudos de mercado, entre outros. Em seguida, deverão criar 4 cartas com perguntas e 4 cartas com afirmações sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos deverão utilizar as cartas criadas nas etapas anteriores para criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações. O objetivo do jogo é responder corretamente às perguntas e afirmações sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma, explicando como foi pensado e desenvolvido. Durante as apresentações, avalie o jogo produzido e a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Promova uma discussão sobre o tema, pontuando as principais abordagens desta aula. Utilize a lousa ou flip-chart para melhor compreensão dos alunos

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir da metodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade do jogo criado pelos alunos.
  • Compreensão dos diferentes tipos de mapas e suas utilizações.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa a ser utilizada.
  • Conduzir a discussão sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Avaliar o jogo criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de mapas e suas utilizações.
  • Criar cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
  • Criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações.