Aula sobre Tipos E Utilizacoes Dos Mapas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os mapas são ferramentas fundamentais para a compreensão do espaço geográfico. Eles são utilizados para representar a superfície terrestre, suas características e informações, como estradas, rios, cidades, entre outros. A partir dos mapas, podemos analisar e interpretar as informações sobre o espaço, identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir sobre os tipos e utilizações dos mapas. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel específico para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia Modelo de Debate Crítico será utilizada para discutir sobre os tipos e utilizações dos mapas. Exemplifique mostrando a utilizaçãodos mapas no cotidiano, como em aplicativos de transporte, por exemplo.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel específico para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para pesquisar sobre os tipos e utilizações dos mapas. Eles devem buscar informações em livros, sites, revistas e outras fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Debate

    Após a pesquisa, tendo se apropriado do tema com profundidade, os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos sobre o tema. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados. O grupo de observadores deve prestar atenção e anotar os pontos positivos e negativos de cada argumento.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Após as apresentações, realize uma sistematização destacando os pontos principais discutidos durante o debate. Incentive os alunos a fazerem perguntas e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade extraclasse

    Informe os alunos de que terão como atividade extraclasse a criação de um mapa temático. Disponibilize alguns temas e oriente-os a utilizar tecnologias digitais.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos mapas

    Na próxima aula, os alunos apresentarão seus mapas temáticos para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e debate.
  • Incentivar a utilização de tecnologias digitais na produção de mapas.
  • Promover a compreensão do espaço geográfico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Uso de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Criatividade na elaboração do mapa temático.
  • Compreensão do espaço geográfico.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia Modelo de Debate Crítico.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Mediar o debate.
  • Fazer a conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Realizar pesquisa em fontes confiáveis.
  • Elaborar argumentos consistentes.
  • Produzir um mapa temático utilizando tecnologias digitais.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas durante a aula.