Aula sobre Tipos E Utilizacoes Dos Mapas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os mapas são uma ferramenta fundamental para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles nos ajudam a entender as dimensões do espaço, a localização de lugares e a relação entre eles. Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de mapas e suas utilizações. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações. Isso significa que dividiremos a turma em três grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Com isso, esperamos que os alunos possam desenvolver sua habilidade em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie esta aula apresentando o tema e contextualizando com exemplos sobre a utilização dos mapas em nosso cotidiano.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Mapas temáticos

    Nesta estação, os alunos serão apresentados a diferentes tipos de mapas temáticos e sua utilização. Eles deverão analisar alguns exemplos e identificar as informações presentes em cada um. Em seguida, deverão criar um mapa temático sobre um tema escolhido pelo professor.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Mapas históricos

    Nesta estação, os alunos serão apresentados a diferentes tipos de mapas históricos e sua utilização. Eles deverão analisar alguns exemplos e identificar as informações presentes em cada um. Em seguida, deverão criar um mapa histórico sobre um evento ou período histórico escolhido pelo professor.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Tecnologias digitais

    Nesta estação, os alunos serão apresentados a diferentes tecnologias digitais utilizadas na elaboração de mapas. Eles deverão analisar alguns exemplos e identificar as informações presentes em cada um. Em seguida, deverão criar um mapa temático ou histórico utilizando alguma dessas tecnologias.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Concluindo a rotação, reúna a turma e faça uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Eles deverão apresentarargumentos sobre interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. Utilize a lousa e pontue as contribuições dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula destacando a importância dos mapas para a compreensão do mundo em que vivemos. Incentive os alunos a aplicarem o aprendizado em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
  • Incentivar o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as informações presentes em diferentes tipos de mapas.
  • Capacidade de elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos mapas.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de síntese e comunicação do que foi aprendido.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia de Rotação por estações.
  • Dividir a turma em grupos e explicar qual atividade cada grupo irá realizar.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a realização das atividades.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar exemplos de diferentes tipos de mapas.
  • Elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Utilizar tecnologias digitais na elaboração de mapas.
  • Trabalhar em equipe.
  • Apresentar o resultado de sua atividade para a turma.