Aula sobre Tipos E Utilizacoes Dos Mapas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os mapas são ferramentas fundamentais para a compreensão do espaço geográfico. Eles nos ajudam a entender a localização de lugares, a distribuição de recursos naturais e econômicos, a organização política e social, entre outras informações importantes. Nesta aula, vamos aprender sobre os tipos e utilizações dos mapas, e como eles podem ser interpretados e elaborados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos de mapas que os estudantes já tenham visto em suas vidas, como mapas de ruas, mapas de transporte público, mapas de países e continentes, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre mapas e para que eles são utilizados. Em seguida, apresenta um vídeo curto sobre os tipos e utilizações dos mapas, que podem ser encontrados na internet.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Oriente os alunos a respeito da metodologia que será desenvolvida. Disponibilize um texto sobre os tipos e utilizações dos mapas para que seja lido em casa. Oriente-os a realizar uma síntese do texto, trazendo para a próxima aula.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos e oriente-os a construir um mapa conceitual a partir dos resumos elaborados em casa. Auxilie os alunos e esclareça as dúvidas que forem surgindo.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os grupos deverãoapresentar seus mapas conceituais para a turma e, em seguida, cada aluno receberá um template da Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem preencher os campos: “Que bom”, “Que pena” e “Que tal” com informações sobre a atividade realizada, destacando pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reúnem em grupos novamente para discutir as sugestões de melhoria apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs e elaboram um mapa conceitual coletivo com as informações mais importantes.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Apresente um mapa temático ou histórico para os alunos analisarem e interpretarem. Eles devem identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais, utilizando tecnologias digitais, se possível.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema dos mapas em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
  • Incentivar a utilização de tecnologias digitais para a análise de mapas.
  • Desenvolver a habilidade de identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade do mapa conceitual individual elaborado pelos grupos.
  • Qualidade do mapa conceitual coletivo elaborado pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Identificação correta de padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo curto sobre os tipos e utilizações dos mapas.
  • Dividir os alunos em grupos para a leitura e discussão do texto.
  • Apresentar um mapa temático ou histórico para análise e interpretação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto sobre os tipos e utilizações dos mapas.
  • Elaborar um mapa conceitual individual com as informações mais importantes.
  • Participar ativamente da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Discutir em grupo as sugestões de melhoria apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais em um mapa temático ou histórico.