Aula sobre Tipos E Utilizacoes Dos Mapas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os mapas são ferramentas fundamentais para a compreensão do espaço geográfico. Eles nos ajudam a entender a localização de lugares, a distribuição de recursos naturais e econômicos, a organização política e social, entre outras informações importantes. Nesta aula, vamos aprender sobre os tipos e utilizações dos mapas, e como eles podem ser interpretados e elaborados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos de mapas que os estudantes já tenham visto em suas vidas, como mapas de ruas, mapas de transporte público, mapas de países e continentes, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre mapas e para que eles são utilizados. Em seguida, apresenta um vídeo curto sobre os tipos e utilizações dos mapas, que podem ser encontrados na internet.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Oriente os alunos a respeito da metodologia que será desenvolvida. Disponibilize um texto sobre os tipos e utilizações dos mapas para que seja lido em casa. Oriente-os a realizar uma síntese do texto, trazendo para a próxima aula.Etapa 3 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos e oriente-os a construir um mapa conceitual a partir dos resumos elaborados em casa. Auxilie os alunos e esclareça as dúvidas que forem surgindo.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os grupos deverãoapresentar seus mapas conceituais para a turma e, em seguida, cada aluno receberá um template da Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem preencher os campos: “Que bom”, “Que pena” e “Que tal” com informações sobre a atividade realizada, destacando pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos se reúnem em grupos novamente para discutir as sugestões de melhoria apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs e elaboram um mapa conceitual coletivo com as informações mais importantes.Etapa 6 - Aplicação prática
Apresente um mapa temático ou histórico para os alunos analisarem e interpretarem. Eles devem identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais, utilizando tecnologias digitais, se possível.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema dos mapas em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
- Incentivar a utilização de tecnologias digitais para a análise de mapas.
- Desenvolver a habilidade de identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade do mapa conceitual individual elaborado pelos grupos.
- Qualidade do mapa conceitual coletivo elaborado pelos grupos.
- Habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
- Identificação correta de padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
Ações do professor
- Apresentar um vídeo curto sobre os tipos e utilizações dos mapas.
- Dividir os alunos em grupos para a leitura e discussão do texto.
- Apresentar um mapa temático ou histórico para análise e interpretação.
- Estimular a participação ativa dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto sobre os tipos e utilizações dos mapas.
- Elaborar um mapa conceitual individual com as informações mais importantes.
- Participar ativamente da Dinâmica dos 3 Qs.
- Discutir em grupo as sugestões de melhoria apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs.
- Identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais em um mapa temático ou histórico.