Aula sobre Tipos Fossilizacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A fossilização é um processo natural que ocorre na natureza. Ela consiste na conservação de restos de seres vivos que viveram há muitos anos atrás. A partir dos fósseis, os cientistas conseguem estudar e entender como eram as espécies que viveram em períodos geológicos passados. O objetivo é que os alunos aprendam sobre os diferentes tipos de fossilização e como eles podem ser relacionados com as rochas sedimentares.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduzir o tema da aula e apresentar exemplos de fósseis e como eles são importantes para a ciência. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de fossilização e como eles ocorrem.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do template de Design Sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Cada etapa deve ser descrita em detalhes, incluindo o que será feito em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo e decidir qual será o tema principal da apresentação. Eles também irão definir os subtópicos que serão abordados em cada etapa do template.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da apresentação, utilizando recursos disponíveis como imagens, vídeos e modelos de fósseis. Eles também irão praticar a apresentação em grupo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar o trabalho para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor. Eles irão avaliar o que foi feito e pensar em melhorias para a próxima apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes tipos de rochas sedimentares e relacioná-las com a formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação do tema.
  • Coerência entre as informações apresentadas e o tema abordado.
  • Utilização adequada de recursos visuais.
  • Participação do grupo na construção do trabalho.
  • Apresentação oral e comunicação clara.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e construção do template de Design Sprint.
  • Dar feedbacks e avaliar a apresentação dos alunos.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a busca por soluções inovadoras.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de fossilização.
  • Criar um template de Design Sprint com as 5 etapas.
  • Praticar a apresentação em grupo.
  • Apresentar o trabalho para a turma.
  • Avaliar o que foi feito e pensar em melhorias para a próxima apresentação.