Aula sobre Tipos Fossilizacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A fossilização é um processo natural que ocorre quando os restos de seres vivos são preservados em rochas sedimentares durante milhares de anos. Este processo é extremamente importante para entendermos a evolução da vida na Terra e a formação de nossos recursos naturais. O objetivo é que os alunos aprendam sobre os diferentes tipos de fossilização e como ela está relacionada com a formação de rochas sedimentares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema e sua importância para a compreensão da evolução da vida na Terra. Em seguida, promova uma discussão em grupo para levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia sobre os diferentes tipos de fossilização, utilizando os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Esta atividade ajudará os alunos a se colocarem no lugar de um ser vivo que está sendo fossilizado e entenderem melhor o processo.

  3. Etapa 3 - Identificação dos diferentes tipos de fossilização

    Apresentar os diferentes tipos de fossilização e como eles ocorrem. Os alunos farão uma atividade em grupo para identificar exemplos de cada tipo de fossilização e relacioná-los com o tipo de rocha sedimentar em que foram encontrados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Será feita uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas descobertas e tirar dúvidas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos farão uma atividade prática em que criarão um molde de gesso de uma folha ou outro objeto orgânico. Em seguida, eles farão uma simulação de fossilização utilizando argila e gesso para criar uma réplica de um fóssil.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos apresentarão seus trabalhos para a turma, explicando o processo de fossilização e o tipo de rocha sedimentar em que o fóssil foi encontrado.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final com os alunos sobre o que foi aprendido durante a aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha sedimentar e relacioná-los com a formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Incentivar a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência e pela história da Terra.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes tipos de fossilização.
  • Relacionamento correto entre os tipos de fossilização e os tipos de rocha sedimentar.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos trabalhos.
  • Participação na reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância.
  • Orientar a criação do mapa de empatia.
  • Apresentar os diferentes tipos de fossilização.
  • Orientar a atividade prática.
  • Conduzir a reflexão final.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar um mapa de empatia sobre os diferentes tipos de fossilização.
  • Identificar exemplos de cada tipo de fossilização e relacioná-los com o tipo de rocha sedimentar em que foram encontrados.
  • Participar da atividade prática.
  • Apresentar seus trabalhos para a turma.