Aula sobre Tipos Fossilizacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A fossilização é um processo natural que ocorre ao longo de milhares de anos, permitindo que organismos mortos sejam preservados em rochas sedimentares. Ao estudar os diferentes tipos de fossilização, podemos entender melhor como a vida evoluiu na Terra e como as mudanças ambientais afetaram a biodiversidade. Objetivo é explorar os diferentes tipos de fossilização e como ela está relacionada à formação de rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Iniciar a aula com uma breve introdução sobre o tema e apresente exemplos de fósseis encontrados em diferentes partes do mundo. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Fossilização por moldagem

    Os alunos são divididos em grupos e encaminhados para a primeira estação. Nesta estação, os alunos terão que criar modelos de animais em argila e, em seguida, produzir moldes desses modelos com gesso. O objetivo é simular o processo de fossilização por moldagem e exemplificar como ele ocorre na natureza.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Fossilização por permineralização

    Os alunos são encaminhados para a segunda estação, onde terão que observar amostras de rochas sedimentares com fósseis e identificar as características da fossilização por permineralização. Você pode fornecer lupas e microscópios para que os alunos possam observar os detalhes dos fósseis.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Fossilização por substituição

    Na terceira estação, os alunos terão que observar amostras de rochas sedimentares com fósseis e identificar as características da fossilização por substituição. Você pode fornecer lupas e microscópios para que os alunos possam observar os detalhes dos fósseis.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos retornam para discutir em grupo as características dos diferentes tipos de fossilização e como eles estão relacionados à formação de rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Encerrar a aula com uma avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o tema. Os alunos podem apresentar as suas conclusões em grupos ou individualmente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha
  • Relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo
  • Incentivar a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes tipos de fossilização
  • Compreensão do processo de formação de fósseis em rochas sedimentares
  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Trabalho em grupo eficiente
  • Interesse e curiosidade pelo tema

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem
  • Fomentar o debate e a troca de ideias entre os alunos
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação
  • Trabalhar em grupo de forma eficiente
  • Contribuir para o debate e a troca de ideias entre os alunos
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema
  • Apresentar as suas conclusões de forma clara e objetiva