Aula sobre Tipos Fossilizacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula de hoje será sobre os diferentes tipos de fossilização. Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram há muito tempo atrás. Eles são importantes para entendermos a evolução da vida na Terra e como ela mudou ao longo do tempo. Os fósseis podem ser encontrados em diferentes tipos de rochas, especialmente em rochas sedimentares, que se formam a partir da deposição de sedimentos ao longo do tempo. Alguns exemplos de fósseis são ossos, dentes, pegadas e até mesmo fezes! A proposta é que os alunos criem um mapa conceitual para entender melhor os diferentes tipos de fossilização e como eles se relacionam com as rochas sedimentares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos. Você pode utilizar imagens e exemplos de fósseis para tornar a aula mais interessante e envolvente.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto, previamente indicado por você, sobre os diferentes tipos de fossilização antes da aula. Indicar materiais online ou disponibilizar textos impressos para que os alunos possam estudar em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre os diferentes tipos de fossilização. Eles devem escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser colorido e bem organizado para facilitar a compreensão.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo os diferentes tipos de fossilização e como eles se relacionam com as rochas sedimentares. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular o debate.

  5. Etapa 5 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados na aula e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos diferentes tipos de fossilização e sua relação com as rochas sedimentares.
  • Organização e criatividade na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema para os alunos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante a aula.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fazer perguntas para estimular o debate durante a discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre os diferentes tipos de fossilização antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre os diferentes tipos de fossilização.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Continuar estudando sobre o assunto.