Aula sobre Tips To Discuss Stories Dicas Para Discutir Historias

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A habilidade de discutir histórias é uma habilidade muito importante no aprendizado de idiomas, pois além de permitir que os alunos pratiquem as habilidades de escuta e fala, também ajuda a desenvolver a criatividade e o pensamento crítico. Nesta atividade, os alunos aprenderão dicas para discutir histórias com mais eficácia. Serão estimulados a refletir sobre o que deixa uma história interessante, como analisar personagens e como ter uma discussão envolvente. A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo sobre histórias. Esse diário de bordo terá campos específicos como Problema, Geração de Alternativas e Solução, e será feito em grupo. Nesse diário, os alunos poderão aplicar as dicas aprendidas durante a aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade pedindo aos alunos que tragam um livro, uma revista ou uma história em quadrinhos que gostem. Em seguida, faça uma dinâmica de "contar a história" em que cada aluno deve contar a história do livro ou da história em quadrinhos que trouxe. O objetivo dessa é estimular os alunos a refletirem sobre o que deixa uma história interessante e engajadora.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "tips to discuss stories" e faça um brainstorm com a turma sobre o que são alguns elementos que tornam uma discussão de histórias interessante. Você pode sugerir alguns tópicos, como: personagens, enredo, gênero, tema, mensagem, etc.

  3. Etapa 3 - Dicas para discutir histórias

    Apresente algumas dicas para discutir histórias, tais como: fazer perguntas abertas, analisar personagens e entender suas motivações, pensar sobre o tema da história e avaliar se a mensagem é clara e coerente. Você pode exemplificar cada dica com base na história que os alunos trouxeram, estimulando a participação dos alunos.

  4. Etapa 4 - Aplicação das dicas

    Divida os alunos em grupos e peça para criarem um diário de bordo sobre uma história, em inglês. O diário será dividido em três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é que os alunos utilizem as dicas aprendidas e apliquem em suas próprias histórias. Oriente os alunos e tire dúvidas durante todo o processo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Por último, os grupos apresentam seus diários de bordo para a turma, podendo discutir as histórias e as dicas aplicadas. Incentive a participação de todos e promova uma discussão saudável e construtiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico
  • Desenvolver a capacidade de análise e avaliação de histórias

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula
  • Utilização das dicas para discutir histórias no diário de bordo
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo, incluindo a utilização das dicas aprendidas

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula
  • Orientar os alunos durante a criação do diário de bordo
  • Promover uma discussão saudável e construtiva durante as apresentações

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as etapas da aula
  • Utilizar as dicas para discutir histórias no diário de bordo
  • Apresentar o diário de bordo com qualidade e clareza