Aula sobre Tips To Discuss Stories Dicas Para Discutir Historias

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A habilidade de organizar ideias é crucial para o sucesso acadêmico e profissional. Por isso, aprender a selecionar ideias em função da estrutura e do objetivo do texto é fundamental. Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com o tema "Tips to discuss stories (Dicas para discutir histórias)" e utilizarão a metodologia ativa "Aprendizagem Entre Pares" para criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar o assunto, é possível utilizar exemplos de como a habilidade de discutir histórias pode ser importante em diversos momentos da vida, como em uma entrevista de emprego, na escolha de um livro para ler ou mesmo em situações sociais com amigos e familiares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie explicando o tema "Tips to discuss stories" e apresentando algumas dicas gerais para discutir histórias, como a importância de prestar atenção aos detalhes e de interpretar as ações dos personagens. Em seguida, expliquea metodologia "Aprendizagem Entre Pares" e como a atividade será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual - nível 1

    Os alunos devem dividir-se em duplas e criar um mapa conceitual com uma ideia central que represente o tema "Tips to discuss stories" e, a partir dela, desenvolver 8 sub-ideias. Para isso, forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação das ideias centrais e sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Debate em duplas

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a dupla ao lado e discutir sobre as ideias apresentadas, visando aprimorar o mapa conceitual em torno do tema.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual - nível 2

    Ainda em duplas, os alunos devem desenvolver mais duas sub-ideias para cada uma das 8 sub-ideias criadas anteriormente, totalizando 16 sub-ideias. Oriente os alunos a pensar mais profundamente em cada uma das sub-ideias e utilizar o exemplo de uma história conhecida para aplicar o mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual final

    As duplas devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e participar de uma discussão em conjunto sobre as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Aplicação do mapa conceitual em uma história conhecida

    Escolha uma história conhecida, como um conto infantil, e peça que os alunos apliquem o mapa conceitual criado para discutir a história. Os alunos podem debater em duplas e, em seguida, discutir em grupo sobre as ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua destacando a importância da habilidade de organização de ideias e como o mapa conceitual pode ajudar na compreensão de um texto. Você também pode reforçar que a discussão sobre histórias pode ser aplicada em diversas situações da vida e incentivá-los a praticar essa habilidade em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias e selecioná-las em função da estrutura e do objetivo do texto;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico ao desenvolver as ideias centrais e sub-ideias do mapa conceitual;
  • Incentivar a colaboração entre os alunos, com a metodologia ativa "Aprendizagem Entre Pares";
  • Aplicar o mapa conceitual na discussão de uma história conhecida, promovendo a compreensão crítica de texto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual;
  • Qualidade das ideias centrais e sub-ideias presentes no mapa conceitual;
  • Capacidade de discutir e argumentar em duplas e em grupo;
  • Aplicação do mapa conceitual na discussão crítica de uma história.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar o tema e a metodologia utilizada;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Fornecer perguntas para orientar a discussão em duplas;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos na atividade;
  • Aplicar o mapa conceitual em uma história conhecida.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual;
  • Apresentar e discutir ideias com a dupla;
  • Argumentar e discutir ideias em grupo;
  • Aplicar o mapa conceitual em uma história conhecida;
  • Participar ativamente da conclusão da aula.