Aula sobre Tips To Discuss Stories Dicas Para Discutir Historias

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Discutir histórias é uma habilidade fundamental para o aprendizado do inglês. Nesta atividade, os alunos aprenderão dicas importantes para discutir histórias e aprimorar sua compreensão da língua. A metodologia utilizada é o Design Thinking, que envolve empatia e colaboração, permitindo que os alunos organizem suas ideias e aprimorem sua habilidade de comunicação. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que os ajudará a entender como diferentes personagens pensam e sentem, e como eles podem criar uma discussão mais rica e profunda sobre as histórias que estão lendo.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Para começar, faça uma rodada de perguntas sobre histórias que os alunos gostam e por quê. Em seguida, introduza o tema, explicando que os alunos aprenderão dicas para discutir histórias em inglês.

  2. Etapa 2 - Leitura

    Disponibilize aos alunos uma história em inglês para lerem, individualmente ou em grupo, e discutirem.

  3. Etapa 3 - Apresentação do Mapa de Empatia

    Apresente o conceito de mapa de empatia, explicando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos receberão um modelo de mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Preencher o Mapa

    Os alunos deverão preencher o mapa de empatia com base em um personagem da história.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar seus mapas de empatia para a turma e compartilhar suas ideias sobre os diferentes personagens.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos deverão discutir em conjunto como as informações coletadas no mapa de empatia podem ser usadas para aprimorar a discussão da história.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma breve revisão das dicas aprendidas para discutir histórias em inglês e incentive os alunos a utilizarem o mapa de empatia para aprimorar suas discussões futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e compreensão em inglês.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • Estimular a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas em histórias.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de preencher o mapa de empatia com informações relevantes sobre os personagens da história.
  • Participação ativa na discussão em grupo, demonstrando a habilidade de compartilhar ideias e ouvir os outros.
  • Utilização do mapa de empatia para aprimorar a discussão da história.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e as dicas para discutir histórias em inglês.
  • Explicar o conceito de mapa de empatia e fornecer um modelo para os alunos.
  • Encorajar a participação ativa na discussão em grupo.
  • Fazer uma revisão das habilidades e das dicas aprendidas na aula.

Ações do aluno

  • Ler a história em inglês
  • Participar ativamente na atividade de preenchimento do mapa de empatia.
  • Apresentar o mapa de empatia para a turma e compartilhar ideias sobre os diferentes personagens.