Aula sobre Tips To Discuss Stories Dicas Para Discutir Historias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esta atividade procura ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de discutir histórias em inglês. Essa habilidade é importante tanto para a compreensão de textos escritos quanto para a habilidade de se comunicar. Para tornar a prática mais dinâmica e interessante, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão incentivados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, e assim desenvolverão a habilidade de organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto. Esse jogo poderá ser usado durante toda a unidade para discutir sobre histórias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia de gamificação será aplicada. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4-5 pessoas e entregue para cada grupo um conjunto de 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações para criar seu próprio jogo.

  2. Etapa 2 - Exploração do tema

    Os alunos irão ler uma história em inglês e discutir em grupo sobre o significado do texto.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve usar as cartas de perguntas e afirmações para criar seu próprio jogo de cartas. Essas cartas devem ser relacionadas ao texto lido e devem ser desafiadoras o suficiente para estimular a curiosidade e o interesse dos demais alunos.

  4. Etapa 4 - Jogo em sala de aula

    Os grupos deverão jogar entre si para testar o jogo que criaram. Circule pela sala e observe a interação dos alunos, ajudando a esclarecer dúvidas e estimulando a interação entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Melhorias no jogo

    Os alunos deverão avaliar o jogo criado pelos outros grupos e sugerir melhorias. Em seguida, cada grupo deverá melhorar o jogo criado a partir das sugestões recebidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do jogo

    Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a sala, justificando suas escolhas e desafios. Escute atentamente as apresentações e selecione o jogo que apresentou mais desafios e que estimulou melhor a interação dos alunos para ser usado durante toda a unidade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua agradecendo os alunos e reforçando a importância do trabalho em grupo para a construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir histórias em inglês.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do jogo.
  • Qualidade e relevância das perguntas e afirmações criadas.
  • Capacidade de organização dos alunos em grupo.
  • Interesse e motivação dos alunos durante a aula.
  • Habilidade dos alunos em argumentar e justificar suas escolhas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e como a metodologia de gamificação será aplicada.
  • Caminhar pela sala e observar a interação dos alunos, ajudando a esclarecer dúvidas e estimulando a interação entre os grupos.
  • Selecionar o jogo que apresentou mais desafios e que estimulou melhor a interação dos alunos para ser usado durante toda a unidade.

Ações do aluno

  • Ler e discutir sobre o texto em inglês.
  • Criar um jogo de cartas com perguntas e afirmações relacionadas ao tema da aula.
  • Avaliar e melhorar o jogo criado pelos outros grupos.
  • Apresentar o jogo criado para a sala, justificando suas escolhas e desafios.
  • Participar ativamente na construção do jogo e cooperar com os demais membros do grupo.