Aula sobre Tips To Discuss Stories Dicas Para Discutir Historias
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Esta atividade procura ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de discutir histórias em inglês. Essa habilidade é importante tanto para a compreensão de textos escritos quanto para a habilidade de se comunicar. Para tornar a prática mais dinâmica e interessante, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Os alunos serão incentivados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, e assim desenvolverão a habilidade de organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto. Esse jogo poderá ser usado durante toda a unidade para discutir sobre histórias.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia de gamificação será aplicada. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4-5 pessoas e entregue para cada grupo um conjunto de 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações para criar seu próprio jogo.Etapa 2 - Exploração do tema
Os alunos irão ler uma história em inglês e discutir em grupo sobre o significado do texto.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deve usar as cartas de perguntas e afirmações para criar seu próprio jogo de cartas. Essas cartas devem ser relacionadas ao texto lido e devem ser desafiadoras o suficiente para estimular a curiosidade e o interesse dos demais alunos.Etapa 4 - Jogo em sala de aula
Os grupos deverão jogar entre si para testar o jogo que criaram. Circule pela sala e observe a interação dos alunos, ajudando a esclarecer dúvidas e estimulando a interação entre os grupos.Etapa 5 - Melhorias no jogo
Os alunos deverão avaliar o jogo criado pelos outros grupos e sugerir melhorias. Em seguida, cada grupo deverá melhorar o jogo criado a partir das sugestões recebidas.Etapa 6 - Apresentação do jogo
Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a sala, justificando suas escolhas e desafios. Escute atentamente as apresentações e selecione o jogo que apresentou mais desafios e que estimulou melhor a interação dos alunos para ser usado durante toda a unidade.Etapa 7 - Conclusão
Conclua agradecendo os alunos e reforçando a importância do trabalho em grupo para a construção do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir histórias em inglês.
- Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
- Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do jogo.
- Qualidade e relevância das perguntas e afirmações criadas.
- Capacidade de organização dos alunos em grupo.
- Interesse e motivação dos alunos durante a aula.
- Habilidade dos alunos em argumentar e justificar suas escolhas.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e como a metodologia de gamificação será aplicada.
- Caminhar pela sala e observar a interação dos alunos, ajudando a esclarecer dúvidas e estimulando a interação entre os grupos.
- Selecionar o jogo que apresentou mais desafios e que estimulou melhor a interação dos alunos para ser usado durante toda a unidade.
Ações do aluno
- Ler e discutir sobre o texto em inglês.
- Criar um jogo de cartas com perguntas e afirmações relacionadas ao tema da aula.
- Avaliar e melhorar o jogo criado pelos outros grupos.
- Apresentar o jogo criado para a sala, justificando suas escolhas e desafios.
- Participar ativamente na construção do jogo e cooperar com os demais membros do grupo.