Aula sobre Tips To Discuss Stories Dicas Para Discutir Historias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A habilidade de discutir histórias é uma competência importante que os alunos precisam desenvolver no ensino fundamental. Essa habilidade ajuda os alunos a entender e analisar melhor as histórias que leem, além de aprimorar sua capacidade de organização de ideias. Nesta atividade, os estudantes aprenderão dicas para discutir histórias e praticarão essa habilidade de maneira divertida e dinâmica, através da metodologia Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente e explique a importância da habilidade de discutir histórias. Em seguida, disponibilize um texto narrativo de uma história em inglês para os alunos lerem, em conjunto ou individualmente. Dê dicas de leitura aos alunos e auxilie-os nessa etapa.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Organizando ideias da história

    Nessa estação, os alunos trabalharão para identificar e organizar as ideias mais importantes da história, utilizando uma tabela que o professor irá disponibilizar. O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais clara da história.

    Exemplo prático: Disponibilize uma lista com acontecimentos da história e peça para que os alunos classifiquem as informações em ordem de importância.

    Estação 2 - Discussão dos personagens

    Nessa estação, os alunos debaterão e responderão perguntas sobre as características dos personagens da história.

    Exemplo prático: Você pode pedir que os alunos discutam o papel dos personagens na história e por que eles são importantes para a narrativa.

    Estação 3 - Análise do contexto da história

    Nessa estação, os alunos analisarão o contexto da história e discutirão como esse contexto afeta a narrativa. O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a entender como as circunstâncias da história podem influenciar o enredo.

    Exemplo prático: Você pode pedir que os alunos discutam o ambiente em que a história ocorre e como isso afeta a narrativa.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se juntar para compartilhar suas descobertas e debater suas ideias. Você pode propor um debate sobre as diferentes percepções dos grupos em relação à história e pedir que eles justifiquem suas conclusões.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça um resumo da atividade e reforce a importância de discutir histórias e como as dicas podem ajudar os alunos a desenvolver essa habilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir histórias;
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias;
  • Melhorar a compreensão dos alunos em relação às histórias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Uso adequado das dicas apresentadas para discutir histórias;
  • Organização e clareza das ideias apresentadas.

Ações do professor

  • Disponibilizar um texto de uma história em inglês,
  • Apresentar claramente o tema e as dicas para discutir histórias;
  • Orientar e supervisionar os alunos nas atividades;
  • Estimular o debate saudável e a troca de ideias.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas;
  • Identificar as ideias mais importantes da história e organizá-las corretamente;
  • Participar ativamente das discussões e apresentar ideias claras e coerentes.