Aula sobre Tips To Read Stories Dicas Para Ler Historias

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A leitura é uma habilidade essencial na vida de qualquer pessoa e é ainda mais importante para a formação intelectual e cognitiva dos estudantes.

Nesta atividade, vamos ensinar os alunos algumas dicas para melhorar a leitura de histórias e desenvolver sua habilidade de organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

A metodologia Cultura Maker será utilizada para que os alunos tenham uma ferramenta de autoavaliação sobre a atividade.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e converse com os alunos sobre a importância da leitura. Comece perguntando aos alunos como eles se sentem quando leem uma história e o que eles acham que podem fazer para melhorar sua leitura e compreensão em Inglês.

  2. Etapa 2 - Apresentação das dicas

    Apresente algumas dicas para melhorar a leitura de histórias. Dê exemplos de trechos de livros para mostrar como aplicar cada dica, como fazer uma pausa para refletir sobre o que foi lido, procurar palavras desconhecidas no dicionário, fazer anotações de informações importantes, entre outras.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá discutir uma das dicas apresentadas. Cada aluno deve compartilhar sua opinião e experiência com a dica escolhida.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Utilizando a metodologia Cultura Maker, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que serão utilizados como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Cada grupo deve escolher um trecho de um livro para trabalhar e aplicar o modelo criado.

  5. Etapa 5 - Aplicação do modelo

    Cada grupo irá apresentar o trecho de livro escolhido e aplicar o modelo criado pelos alunos. Os demais grupos devem preencher o modelo enquanto ouvem a apresentação.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Ao final de cada apresentação, os grupos devem compartilhar as respostas preenchidas no modelo, dando feedback ao grupo apresentador.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância da leitura e incentivando os alunos a continuarem praticando as dicas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de organização de ideias.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação.

Critérios de avaliação

  • Participação individual e em grupo durante as discussões e criação do modelo.
  • Preenchimento correto do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
  • Demonstração de habilidades de leitura e compreensão de textos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as dicas de forma clara e didática.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões e na criação do modelo.
  • Fazer perguntas para incentivar a reflexão e a criatividade dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos para os grupos apresentadores.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo e compartilhar opiniões e experiências.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal".
  • Aplicar o modelo criado durante a apresentação do trecho de livro escolhido.
  • Preencher o modelo durante as apresentações e dar feedback para os grupos apresentadores.