Aula sobre Tips To Read Stories Dicas Para Ler Historias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Ler histórias em Inglês pode ser um desafio para estudantes que estão aprendendo o idioma. É preciso estar atento às palavras desconhecidas, entender o vocabulário e a gramática utilizados, além de compreender a narrativa para poder aproveitar a história de fato.

Nessa atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para aprimorar estratégias de leitura em Inglês.

O objetivo é que os alunos sejam capazes de organizar suas ideias e aplicar as dicas em suas próximas leituras.


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie perguntando aos alunos sobre suas experiências com a leitura de histórias em Inglês. Peça para compartilharem as dificuldades que já tiveram e também os pontos positivos.

    Mostre a eles exemplos de histórias em Inglês com vocabulário simples e estrutura gramatical fácil de compreender.


  2. Etapa 2 - Entendendo as dicas

    Apresente para os alunos as dicas para leitura de histórias em Inglês. Mostre exemplos de textos que contenham essas dicas para que eles consigam entender melhor como aplicar na prática. Explique cada dica e estimule o diálogo entre os alunos para que eles possam entender melhor o assunto.

  3. Etapa 3 - Esboçando as ideias

    Nessa etapa, peça para que os alunos se dividam em grupos para preencherem um esboço do modelo de Design Sprint com as dicas de leitura de histórias em Inglês.

    Cada grupo deverá ter um líder para organizar as ideias e estimular a participação de todos. Cada aluno deverá contribuir com ideias e sugestões para o modelo.


  4. Etapa 4 - Decisão

    Cada grupo irá apresentar seu esboço do modelo para toda a turma.

    Professor, conduza a discussão e ajude os alunos a chegarem a um consenso sobre o melhor modelo a ser utilizado, inclusive mesclando a contribuição dos diferentes grupos.


  5. Etapa 5 - Prototipando e Testando

    Agora que o modelo foi definido, cada grupo deverá criar um protótipo e testá-lo para a leitura de uma história em Inglês. O objetivo é que eles apliquem as dicas e verifiquem se estão funcionando na prática. Professor, apoie os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão e Conclusão

    Após a realização da atividade, abra um espaço para que os alunos possam compartilhar suas experiências e resultados. Pergunte a eles se as dicas funcionaram e se sentiram mais confiantes durante a leitura. Finalize colocando em prática as dicas em uma história em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • Aplicar a metodologia ativa Design Sprint para estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Estimular o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação e contribuição do aluno na criação do modelo de Design Sprint.
  • Capacidade de aplicação das dicas de leitura durante a atividade prática.
  • Compreensão do material apresentado e aplicação no texto de história em Inglês.

Ações do professor

  • Mediar a discussão durante a etapa de decisão do modelo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Disponibilizar material de apoio para a compreensão do assunto.

Ações do aluno

  • Contribuir com ideias para a criação do modelo de Design Sprint.
  • Aplicar as dicas de leitura durante a atividade prática.
  • Trocar conhecimento com os colegas e trabalhar em equipe.