Aula sobre Tips To Read Stories Dicas Para Ler Historias

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, vamos falar sobre dicas para ler histórias em Inglês.

Sabemos que a leitura é uma importante ferramenta para melhorar nosso vocabulário e compreensão da língua inglesa. Porém, muitas vezes, ela pode ser um desafio para os alunos que estão iniciando nos estudos da língua. Por isso, vamos aprender algumas dicas que irão ajudar a tornar a leitura mais fácil e prazerosa.

Vamos utilizar a metodologia de Ensino Híbrido, cujo objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos irão registrar em seus modelos de aprendizagem o que sabem sobre leitura de histórias em Inglês.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente algumas dicas para tornar a leitura mais fácil, como utilizar o contexto para compreender as palavras e frases desconhecidas, identificar palavras cognatas (parecidas com o português), entre outras estratégias.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para ler e interpretar um pequeno conto em Inglês. Eles deverão utilizar as dicas apresentadas pelo professor para tornar a leitura mais fluida e fácil.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos irão registrar o que aprenderam no template de aprendizagem, indicando quais dicas foram mais úteis para eles e como pretendem utilizá-las em futuras leituras.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos contos

    Os grupos devem apresentar a sua interpretação dos contos em Inglês para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos para tornar a leitura e escrita mais fácil. Professor, levante reflexões sobre como essas dicas podem ser utilizadas em diferentes contextos, como na leitura de livros e textos na Internet.

  7. Etapa 7 - Check-in

    Os alunos irão registrar novas ideias que surgiram durante a aula em seus modelos de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em Inglês;
  • Desenvolver habilidades para exposição de ideias oralmente;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar estratégias para tornar a leitura mais fácil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na leitura do conto em grupo;
  • Utilização das dicas apresentadas pelo professor para melhorar a leitura e escrita em Inglês;
  • Participação ativa nas discussões em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas.

Ações do professor

  • Apresentar dicas e estratégias para tornar a leitura em Inglês mais fácil;
  • Promover discussões em grupo para compartilhamento das diferentes estratégias utilizadas pelos alunos;
  • Incentivar os alunos a registrarem suas aprendizagens no modelo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Registrar suas aprendizagens no modelo de aprendizagem;
  • Aplicar as dicas apresentadas pelo professor na leitura em Inglês;
  • Participar ativamente nas discussões em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas.