Aula sobre Tips To Read Stories Dicas Para Ler Historias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender dicas práticas para ler histórias de forma mais eficiente.

A leitura é uma habilidade importante, que deve ser desenvolvida desde cedo. Além disso, ler histórias pode ser uma ótima forma de melhorar a compreensão do idioma e a imaginação.

Na metodologia de Rotação por Estações, os alunos irão trabalhar em grupos, cada grupo em uma estação diferente, desenvolvendo atividades que vão ajudá-los a entender melhor, e de forma mais interativa e dinâmica, as técnicas de leitura de histórias.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece fazendo uma breve introdução sobre a importância da leitura de histórias e como essa atividade pode ser divertida e interessante. Faça perguntas aos alunos, como: "Qual é sua história favorita?" e "Por que você gosta dessa história?".

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Análise da história

    Nesta estação, os alunos irão analisar uma história, identificando os personagens, o enredo e o tema central. Forneça uma história curta e simples para que os alunos analisem. Depois disso, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

    Estação 2 - Exploração das palavras

    Nesta estação, os alunos irão explorar as palavras-chave da história e aprenderão como usar o contexto para entender o significado de palavras desconhecidas. Forneça uma lista de palavras da história e pedir aos alunos que as definam com base em seu contexto. Depois disso, o grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

    Estação 3 - Criação de ilustrações

    Nesta estação, os alunos irão ilustrar a história. Forneça papel e lápis de cor para os alunos, e peça que eles desenhem suas cenas favoritas da história. O grupo deve escolher uma cena e apresentá-la para a turma.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Encerre pedindo que cada grupo apresente suas conclusões para a turma e perguntando aos alunos como eles se sentiram com a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura de forma mais eficiente.
  • Estimular a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise e interpretação da história.
  • Habilidade em explorar palavras-chave e entender o contexto.
  • Capacidade de criação de ilustrações.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos a importância da leitura.
  • Orientar os alunos durante as atividades realizadas em cada estação.
  • Estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar e interpretar a história fornecida.
  • Explorar as palavras-chave da história.
  • Criar ilustrações da história.