Aula sobre Tips To Read Stories Dicas Para Ler Historias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A atividade tem o objetivo de ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de organizar ideias a partir da leitura de histórias em Inglês.
Para contextualizar o tema, você pode começar com uma conversa sobre a importância da leitura, apresentar alguns exemplos de histórias e falar sobre como a leitura em Inglês pode ser divertida e interessante.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique os objetivos da atividade. Faça um breve debate com os alunos sobre a importância da leitura e como isso pode ser aplicado na vida cotidiana.Etapa 2 - Exploração das dicas
Os alunos receberão um texto com dicas para a leitura de histórias em Inglês.Divida a turma em grupos, deixando cada grupo responsável por uma dica.
O objetivo é fazer uma leitura compartilhada com os colegas sobre cada dica.
Etapa 3 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos, em grupos, deverão criar um modelo com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Essas perguntas devem ser utilizadas como ferramenta de avaliação da atividade, para que os alunos possam refletir sobre a leitura compartilhada e destacar pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.Etapa 4 - Aplicação do modelo
Peça que cada grupo faça a aplicação do modelo Dinâmica dos 3 Qs sobre a dica que receberam. Assim, eles poderão apresentar para a turma os pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria no uso dessa técnica/dica de leitura.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação de cada grupo, a turma toda deve discutir como as dicas podem ser aplicadas na leitura de histórias em Inglês. O objetivo é incentivar a reflexão dos alunos e a troca de ideias entre eles.Etapa 6 - Finalização
Faça um resumo da aula e enfatize a importância da leitura em Inglês. Os alunos deverão entregar o modelo Dinâmica dos 3 Qs preenchido como forma de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias a partir da leitura de histórias em Inglês.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre as dicas apresentadas.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na atividade.
- Proporcionar o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em sala de aula.
- Preenchimento correto do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva da dica escolhida.
- Reflexão crítica sobre a atividade realizada.
- Cooperação e trabalho em equipe durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar os objetivos da atividade.
- Fazer um pequeno debate com os alunos sobre a importância da leitura.
- Dividir a turma em grupos para a leitura compartilhada das dicas.
- Orientar os alunos na criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
- Conduzir a apresentação dos grupos e fazer a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Realizar a leitura compartilhada das dicas em grupo.
- Criar o modelo Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Apresentar as dicas escolhidas e preencher o modelo Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar da discussão em grupo.