Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos serão levados a explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa. Como exemplos, podem ser citados museus, galerias de arte ou bibliotecas virtuais em que o conteúdo esteja disponível em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Solicite aos alunos que explorem ambientes virtuais e/ou aplicativos para fazerem um tour virtual por instituições culturais em língua inglesa. Auxilie os alunos na pesquisa, dando dicas de sites para procurar. Você pode sugerir algumas instituições e aplicativos para os alunos pesquisarem sobre, como o British Museum ou o aplicativo Google Arts & Culture.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Explique aos alunos que eles irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, relacionadas ao tour virtual. O mapa deve conter dois níveis de profundidade, ou seja, as sub-ideias devem estar hierarquizadas em relação à ideia central.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento em duplas

    Divida os alunos em duplas para compartilharem suas descobertas e escolherem juntos um tema para o mapa conceitual, que deverá estar relacionado ao tour virtual que fizeram na instituição cultural.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla terá tempo para criar seu mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias hierarquizadas em dois níveis de profundidade.

  5. Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para toda a turma, explicando sua ideia central e as sub-ideias escolhidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão com os estudantes sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, refletindo sobre as instituições e aplicativos explorados. Você pode fazer algumas perguntas para a turma, como: "Quais instituições culturais foram mais pesquisadas?", "Qual o tipo de informação que mais chamou a atenção de vocês?".

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma breve reflexão sobre a experiência da atividade e sua relação com o cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa em ambientes virtuais e aplicativos em língua inglesa.
  • Estimular a capacidade de organização de informações em um mapa conceitual.
  • Promover a socialização e a discussão em grupo sobre as instituições culturais em língua inglesa.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância do patrimônio artístico literário em língua inglesa.
  • Desenvolver a habilidade de explorar novas ideias e conhecimentos por meio de ferramentas digitais.

Critérios de avaliação

  • Coerência das informações organizadas no mapa conceitual.
  • Contextualização adequada da ideia central e das sub-ideias do mapa conceitual.
  • Boa organização e hierarquização das sub-ideias.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Profundidade da reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara a proposta da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a socialização e a discussão em grupo.
  • Fazer perguntas reflexivas durante a atividade.
  • Conduzir uma reflexão final.

Ações do aluno

  • Pesquisar instituições culturais em língua inglesa.
  • Criar o mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias.
  • Compartilhar e discutir em duplas e em grupo.
  • Refletir sobre a experiência da atividade.