Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta atividade, os alunos serão levados a explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa. Como exemplos, podem ser citados museus, galerias de arte ou bibliotecas virtuais em que o conteúdo esteja disponível em inglês.
Etapa 1 - Introdução
Solicite aos alunos que explorem ambientes virtuais e/ou aplicativos para fazerem um tour virtual por instituições culturais em língua inglesa. Auxilie os alunos na pesquisa, dando dicas de sites para procurar. Você pode sugerir algumas instituições e aplicativos para os alunos pesquisarem sobre, como o British Museum ou o aplicativo Google Arts & Culture.Etapa 2 - Mapa Conceitual
Explique aos alunos que eles irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, relacionadas ao tour virtual. O mapa deve conter dois níveis de profundidade, ou seja, as sub-ideias devem estar hierarquizadas em relação à ideia central.Etapa 3 - Compartilhamento em duplas
Divida os alunos em duplas para compartilharem suas descobertas e escolherem juntos um tema para o mapa conceitual, que deverá estar relacionado ao tour virtual que fizeram na instituição cultural.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Cada dupla terá tempo para criar seu mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias hierarquizadas em dois níveis de profundidade.Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais
Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para toda a turma, explicando sua ideia central e as sub-ideias escolhidas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Promova uma discussão com os estudantes sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, refletindo sobre as instituições e aplicativos explorados. Você pode fazer algumas perguntas para a turma, como: "Quais instituições culturais foram mais pesquisadas?", "Qual o tipo de informação que mais chamou a atenção de vocês?".Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma breve reflexão sobre a experiência da atividade e sua relação com o cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa em ambientes virtuais e aplicativos em língua inglesa.
- Estimular a capacidade de organização de informações em um mapa conceitual.
- Promover a socialização e a discussão em grupo sobre as instituições culturais em língua inglesa.
- Incentivar a reflexão sobre a importância do patrimônio artístico literário em língua inglesa.
- Desenvolver a habilidade de explorar novas ideias e conhecimentos por meio de ferramentas digitais.
Critérios de avaliação
- Coerência das informações organizadas no mapa conceitual.
- Contextualização adequada da ideia central e das sub-ideias do mapa conceitual.
- Boa organização e hierarquização das sub-ideias.
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Profundidade da reflexão final.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara a proposta da atividade.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
- Estimular a socialização e a discussão em grupo.
- Fazer perguntas reflexivas durante a atividade.
- Conduzir uma reflexão final.
Ações do aluno
- Pesquisar instituições culturais em língua inglesa.
- Criar o mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias.
- Compartilhar e discutir em duplas e em grupo.
- Refletir sobre a experiência da atividade.