Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa. Para alcançar esse objetivo, utilizaremos a metodologia Design Thinking, que visa resolver problemas de forma criativa e colaborativa. Nessa prática, será apresentado o conceito de tour virtual em instituições culturais e como eles podem ser acessados por meio de recursos digitais. Alguns exemplos práticos que podem ser explorados são o British Museum, o Museu de Arte de São Paulo e a Biblioteca Digital Mundial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de tour virtual em instituições culturais, explicando como eles funcionam e como podem ser acessados. Reserve um momento para que os alunos possam fazer o tour virtual. Você pode sugerir exemplos de instituições culturais, como o British Museum

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Em seguida, divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo crie um mapa de empatia sobre o tema, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Ex. os estudantes podem basear o mapa de empatia em uma pessoa que faz um tour virtual pelo museu.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Os alunos, em grupos, discutirão sobre as informações coletadas no mapa de empatia e pensarão em ideias inovadoras para tornar o tour virtual mais atrativo e didático.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os grupos criarão protótipos das ideias pensadas na etapa anterior, utilizando materiais que tiverem à disposição.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor. Em seguida, farão ajustes nos protótipos conforme os feedbacks recebidos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Promova uma reflexão com os alunos sobre o processo de desenvolvimento dos projetos a partir dos mapas de empatia, e sobre os aprendizados adquiridos acerca de tours virtuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas.
  • Fomentar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas da metodologia Design Thinking.
  • Criatividade e inovação na elaboração dos projetos.
  • Coerência entre as ideias apresentadas e o objetivo da atividade.
  • Qualidade da apresentação dos projetos.
  • Reflexão crítica sobre o processo de desenvolvimento dos projetos.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Thinking e explicar cada etapa para os alunos.
  • Auxiliar os grupos na elaboração dos protótipos e na implementação dos projetos.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos durante todo o processo.
  • Fomentar a participação ativa de todos os alunos nas etapas da metodologia.
  • Promover a reflexão crítica sobre o processo de desenvolvimento dos projetos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas da metodologia Design Thinking.
  • Colaborar com os colegas durante todo o processo.
  • Pensar em ideias inovadoras e criativas para tornar o tour virtual mais atrativo e didático.
  • Criar protótipos e projetos com qualidade e coerência.
  • Refletir criticamente sobre o processo de desenvolvimento dos projetos e sobre os aprendizados adquiridos ao longo da aula.