Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Esta atividade pretende proporcionar aos alunos uma experiência imersiva em museus e instituições culturais de países de língua inglesa, por meio de visitas virtuais aos seus acervos digitais. Essa abordagem conta com a metodologia Ensino Híbrido, permitindo que os estudantes explorem o patrimônio artístico e literário em língua inglesa, ampliando seus conhecimentos sobre a cultura desses países e praticando a língua inglesa de forma contextualizada.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie perguntando aos alunos se já visitaram algum museu e quais museus já tiveram a oportunidade de conhecer. Em seguida, apresente o tema da atividade explicando que eles terão a chance de fazer um tour virtual em instituições culturais de países de língua inglesa. Também explique a metodologia Ensino Híbrido e os objetivos a serem alcançados.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e seleção dos museus

    Em casa, os estudantes podem realizar pesquisas sobre museus que oferecem tour virtual e possuem acervos digitais relevantes. Cada estudante seleciona um museu para explorar em profundidade. Caso seja necessário, indique algumas sugestões de museus, como: British Museum ([https://britishmuseum.withgoogle.com/](https://www.google.com/url?q=https://britishmuseum.withgoogle.com/&sa=D&source=editors&ust=1688495446734581&usg=AOvVaw0JmjDD9WelePo8aUZwEKYU)); The Metropolitan Museum of Art ([https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project](https://www.google.com/url?q=https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project&sa=D&source=editors&ust=1688495446734936&usg=AOvVaw0Nhtu_lohopXROdJ8vpGvd)); National Gallery of Art ([https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/search-the-collection](https://www.google.com/url?q=https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/search-the-collection&sa=D&source=editors&ust=1688495446735127&usg=AOvVaw2cmUxEd6k3IjjAJfTv2SBO)).

  3. Etapa 3 - Visitas virtuais aos museus

    Os alunos acessam os sites dos museus selecionados e realizam visitas virtuais aos seus acervos. Durante a visita, eles fazem anotações sobre as obras de arte, exposições ou artefatos que mais chamam sua atenção, bem como qualquer informação relevante sobre o museu.

  4. Etapa 4 - Elaboração do infográfico

    Em sala de aula, os alunos serão instruídos a criar um infográfico que destaque os principais pontos interessantes que encontraram durante a visita virtual. Eles devem registrar informações sobre obras de arte, curiosidades e fatos relevantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos terão a oportunidade de compartilhar seus infográficos com a turma. Cada aluno apresenta os destaques da sua visita virtual, promovendo a troca de conhecimentos e incentivo à curiosidade sobre diferentes culturas e expressões artísticas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Realize um check-out, solicitando que os alunos compartilhem o que aprenderam durante a atividade. Eles podem expressar suas reflexões, descobertas e experiências com o grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a autonomia dos alunos na busca por conhecimento.
  • Estimular o interesse e a apreciação pela arte e cultura.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Fomentar a criatividade na elaboração do infográfico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Qualidade do infográfico elaborado, incluindo informações relevantes e visualmente atrativo.
  • Apresentação organizada dos pontos destacados durante a visita virtual.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com um check-in para engajar os alunos.
  • Orientar os alunos na escolha e exploração dos museus digitais.
  • Proporcionar um espaço presencial para a elaboração dos infográficos.
  • Facilitar a apresentação dos infográficos e incentivar a troca de conhecimentos entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões sobre museus e compartilhar suas experiências.
  • Pesquisar e explorar um museu digital de sua escolha.
  • Criar um infográfico destacando pontos interessantes encontrados durante a visita virtual.
  • Apresentar o infográfico para a turma e compartilhar suas descobertas e reflexões.