Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Comece explicando brevemente o tema e a metodologia de rotação por estações. Em seguida, divida a turma em 3 grupos, um para cada estação. Explique que após o tempo determinado, os grupos deverão trocar de estação, até passarem por todas.Etapa 2 - Estações
Estação 1 – Tour VirtualOs alunos terão a oportunidade de fazer um tour virtual em uma instituição cultural em língua inglesa, utilizando um aplicativo ou site que o professor determinará previamente. Os alunos poderão explorar a instituição e, ao mesmo tempo, responder a um questionário sobre o que estão vendo.
Exemplo de questionário:
\- Quem foi o artista que criou a obra de arte em destaque?
\- Qual é a data de criação da obra de arte em destaque?
\- Qual é o nome do personagem principal na obra literária em destaque?
Estação 2 – Leitura e análise
Os alunos terão a oportunidade de ler e analisar um texto sobre um escritor ou artista em língua inglesa, com trabalho em exibição na instituição cultural. Em seguida, deverão responder a perguntas sobre o texto.
Exemplo de pergunta:
\- Qual foi a maior realização do artista/escritor na vida?
Estação 3 – Vocabulário Temático
Os alunos deverão criar listas de vocabulário relacionado a instituições culturais, como nomes de exposições, tipos de arte, termos arquitetônicos, nomes de artistas, etc. Em seguida, podem criar flashcards usando esse vocabulário para praticar a memorização e a utilização das palavras em contexto.
Etapa 3 - Criação
Os alunos terão a oportunidade de criar algo relacionado à instituição cultural que visitaram na estação 1, aproveitando elementos da estação 2 e 3. Os alunos podem criar um cartaz, um vídeo, um áudio ou uma imagem que represente o que descobriram durante o tour virtual.Exemplo de atividade:
\- Crie um cartaz com o título "Minha viagem à National Gallery". Inclua no cartaz suas impressões sobre o que você viu e aprendeu.
Etapa 4 - Compartilhamento
Os grupos irão compartilhar com a turma os resultados de seu trabalho nas estações, apresentando o cartaz, o áudio, o vídeo ou a imagem criada.Etapa 5 - Encerramento
Faça o fechamento da atividade, incentivando os alunos a continuar explorando instituições culturais em língua inglesa e incentivando a prática da leitura e da produção de conteúdo em língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa;
- Desenvolvimento de habilidades de criação em língua inglesa;
- Desenvolvimento de habilidades de exploração de ambientes virtuais e/ou aplicativos em língua inglesa;
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação em língua inglesa;
- Estimular o interesse pela arte, literatura e cultura em língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas estações de trabalho;
- Respostas completas e precisas no questionário da estação 1;
- Respostas completas e precisas às perguntas sobre o texto da estação 2;
- Pesquisa e criação de vocabulário com qualidade na estação 3;
- Apresentação clara e objetiva do resultado do trabalho nas estações.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia de rotação por estações;
- Selecionar e fornecer os textos, sites ou aplicativos que serão utilizados nas estações;
- Incentivar alunos e fornecer suporte durante as estações;
- Realizar o fechamento da aula, incentivando os alunos a continuar explorando instituições culturais em língua inglesa.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações de trabalho;
- Explorar a instituição cultural virtual e responder ao questionário da estação 1;
- Ler o texto fornecido e responder às perguntas na estação 2;
- Pesquisar e organizar o vocabulário na estação 3;
- Produzir um material atraente e com qualidade para apresentar o resultado do trabalho nas estações.