Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos serão levados a explorar instituições culturais em todo o mundo, sem sair da sala de aula. Eles irão realizar um tour virtual em algumas instituições e descobrirão informações interessantes sobre arte, literatura e cultura em língua inglesa. Aprenderão sobre patrimônio artístico literário em língua inglesa de uma maneira prática e envolvente, utilizando a metodologia ativa de Rotação por Estações. Apresente exemplos de instituições culturais como a National Gallery de Londres e o Metropolitan Museum of Art de Nova York. Explique que esta prática ajudará os alunos a desenvolver habilidades de exploração de ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece explicando brevemente o tema e a metodologia de rotação por estações. Em seguida, divida a turma em 3 grupos, um para cada estação. Explique que após o tempo determinado, os grupos deverão trocar de estação, até passarem por todas.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1 – Tour Virtual

    Os alunos terão a oportunidade de fazer um tour virtual em uma instituição cultural em língua inglesa, utilizando um aplicativo ou site que o professor determinará previamente. Os alunos poderão explorar a instituição e, ao mesmo tempo, responder a um questionário sobre o que estão vendo.

    Exemplo de questionário:

    \- Quem foi o artista que criou a obra de arte em destaque?

    \- Qual é a data de criação da obra de arte em destaque?

    \- Qual é o nome do personagem principal na obra literária em destaque?

    Estação 2 – Leitura e análise

    Os alunos terão a oportunidade de ler e analisar um texto sobre um escritor ou artista em língua inglesa, com trabalho em exibição na instituição cultural. Em seguida, deverão responder a perguntas sobre o texto.

    Exemplo de pergunta:

    \- Qual foi a maior realização do artista/escritor na vida?

    Estação 3 – Vocabulário Temático

    Os alunos deverão criar listas de vocabulário relacionado a instituições culturais, como nomes de exposições, tipos de arte, termos arquitetônicos, nomes de artistas, etc. Em seguida, podem criar flashcards usando esse vocabulário para praticar a memorização e a utilização das palavras em contexto.


  3. Etapa 3 - Criação

    Os alunos terão a oportunidade de criar algo relacionado à instituição cultural que visitaram na estação 1, aproveitando elementos da estação 2 e 3. Os alunos podem criar um cartaz, um vídeo, um áudio ou uma imagem que represente o que descobriram durante o tour virtual.

    Exemplo de atividade:

    \- Crie um cartaz com o título "Minha viagem à National Gallery". Inclua no cartaz suas impressões sobre o que você viu e aprendeu.


  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os grupos irão compartilhar com a turma os resultados de seu trabalho nas estações, apresentando o cartaz, o áudio, o vídeo ou a imagem criada.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça o fechamento da atividade, incentivando os alunos a continuar explorando instituições culturais em língua inglesa e incentivando a prática da leitura e da produção de conteúdo em língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa;
  • Desenvolvimento de habilidades de criação em língua inglesa;
  • Desenvolvimento de habilidades de exploração de ambientes virtuais e/ou aplicativos em língua inglesa;
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação em língua inglesa;
  • Estimular o interesse pela arte, literatura e cultura em língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações de trabalho;
  • Respostas completas e precisas no questionário da estação 1;
  • Respostas completas e precisas às perguntas sobre o texto da estação 2;
  • Pesquisa e criação de vocabulário com qualidade na estação 3;
  • Apresentação clara e objetiva do resultado do trabalho nas estações.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia de rotação por estações;
  • Selecionar e fornecer os textos, sites ou aplicativos que serão utilizados nas estações;
  • Incentivar alunos e fornecer suporte durante as estações;
  • Realizar o fechamento da aula, incentivando os alunos a continuar explorando instituições culturais em língua inglesa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações de trabalho;
  • Explorar a instituição cultural virtual e responder ao questionário da estação 1;
  • Ler o texto fornecido e responder às perguntas na estação 2;
  • Pesquisar e organizar o vocabulário na estação 3;
  • Produzir um material atraente e com qualidade para apresentar o resultado do trabalho nas estações.