Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos irão explorar patrimônios artísticos e culturais em língua inglesa por meio de um tour virtual em instituições culturais. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para aprofundarem o tema. Essa atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa. Os exemplos apresentados serão sobre patrimônios artísticos e culturais que podem ser acessados online, como a British Library ou o British Museum.
Etapa 1 - Introdução
Inicie perguntando se os alunos já visitaram alguma instituição cultural em língua inglesa. Em seguida, você pode apresentar alguns exemplos de instituições culturais que podem ser acessadas virtualmente.Etapa 2 - Preparação para o tour virtual
Os alunos deverão acessar um link com o tour virtual em uma instituição cultural em língua inglesa. Você pode escolher a instituição conforme as preferências da turma.Etapa 3 - Observação do tour virtual
Os alunos deverão observar o tour virtual e anotar informações importantes sobre a instituição e o patrimônio cultural apresentado.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Na sala de aula, divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais e discutir com a turma as ideias apresentadas.Etapa 6 - Discussão em sala de aula
Conduza uma discussão em sala de aula sobre as instituições culturais em língua inglesa e o patrimônio cultural apresentado.Etapa 7 - Atividade complementar
Você pode sugerir uma atividade complementar para os alunos, como criar um vídeo compartilhando as informações aprendidas ou escrever um texto sobre a instituição cultural visitada e a importância do patrimônio cultural em língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.
- Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias em conjunto.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criação do mapa conceitual com ideias relevantes e bem estruturadas.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
- Participação construtiva na discussão em grupo.
- Realização da atividade complementar proposta.
Ações do professor
- Propor atividades que estimulem a criatividade e reflexão dos alunos.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Conduzir a discussão em grupo para estimular a participação de todos.
- Estimular a realização da atividade complementar.
- Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Acessar o tour virtual em instituições culturais em língua inglesa.
- Criar o mapa conceitual com ideias relevantes e bem estruturadas.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar a atividade complementar proposta.
- Entregar as atividades dentro do prazo estabelecido.