Aula sobre Tour Virtual Em Instituicoes Culturais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão explorar patrimônios artísticos e culturais em língua inglesa por meio de um tour virtual em instituições culturais. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para aprofundarem o tema. Essa atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa. Os exemplos apresentados serão sobre patrimônios artísticos e culturais que podem ser acessados online, como a British Library ou o British Museum.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando se os alunos já visitaram alguma instituição cultural em língua inglesa. Em seguida, você pode apresentar alguns exemplos de instituições culturais que podem ser acessadas virtualmente.

  2. Etapa 2 - Preparação para o tour virtual

    Os alunos deverão acessar um link com o tour virtual em uma instituição cultural em língua inglesa. Você pode escolher a instituição conforme as preferências da turma.

  3. Etapa 3 - Observação do tour virtual

    Os alunos deverão observar o tour virtual e anotar informações importantes sobre a instituição e o patrimônio cultural apresentado.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais e discutir com a turma as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as instituições culturais em língua inglesa e o patrimônio cultural apresentado.

  7. Etapa 7 - Atividade complementar

    Você pode sugerir uma atividade complementar para os alunos, como criar um vídeo compartilhando as informações aprendidas ou escrever um texto sobre a instituição cultural visitada e a importância do patrimônio cultural em língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criação do mapa conceitual com ideias relevantes e bem estruturadas.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.
  • Realização da atividade complementar proposta.

Ações do professor

  • Propor atividades que estimulem a criatividade e reflexão dos alunos.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Conduzir a discussão em grupo para estimular a participação de todos.
  • Estimular a realização da atividade complementar.
  • Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Acessar o tour virtual em instituições culturais em língua inglesa.
  • Criar o mapa conceitual com ideias relevantes e bem estruturadas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a atividade complementar proposta.
  • Entregar as atividades dentro do prazo estabelecido.