Aula sobre Trabalho E Resistencia Feminina Na Primeira Republica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas. Nesse contexto, as mulheres começaram a se inserir no mercado de trabalho, principalmente nas fábricas têxteis. No entanto, elas enfrentaram muitas dificuldades e discriminações, o que gerou movimentos de resistência e luta pelos seus direitos. Nesta aula, vamos estudar o trabalho e a resistência feminina na Primeira República.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema e estimule os alunos a refletirem sobre as seguintes questões: Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República? Como elas se organizaram para lutar pelos seus direitos?

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República e as estratégias de resistência e luta adotadas por elas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos devem elaborar propostas de ações para enfrentar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República.

  4. Etapa 4 - Apresentação das propostas

    Os grupos devem apresentar suas propostas de ações para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir as propostas apresentadas pelos grupos e avaliar sua viabilidade e eficácia.

  6. Etapa 6 - Elaboração do diário de bordo

    Os alunos devem registrar as reflexões e ideias no diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Você deve avaliar o desempenho dos alunos durante a aula e a qualidade do diário de bordo elaborado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão crítica sobre a história das mulheres no Brasil.
  • Desenvolver a habilidade de organização, cooperação e comunicação.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
  • Desenvolver a criatividade e a inovação.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema estudado e o próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República.
  • Habilidade de analisar as estratégias de resistência e luta das mulheres.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade de apresentar soluções criativas e inovadoras, e argumentação e defesa das propostas apresentadas.
  • Capacidade de analisar criticamente as fontes históricas, de trabalhar em grupo, de elaborar propostas de ações, apresentação oral e de reflexão crítica sobre as propostas apresentadas.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos em cada uma das etapas propostas.
  • Estimular a colaboração, criatividade e reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em cada uma das etapas propostas.
  • Pesquisar e analisar criticamente fontes históricas.
  • Elaborar propostas de ações para enfrentar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República.
  • Apresentar, argumentar e defender as propostas de ações elaboradas pelo grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema estudado e o próprio processo de aprendizagem.