Aula sobre Trabalho E Resistencia Feminina Na Primeira Republica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Primeira República brasileira (1889-1930) foi um período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas no país. Nesse contexto, as mulheres começaram a se inserir no mercado de trabalho, principalmente nas fábricas têxteis, e a lutar por seus direitos trabalhistas e políticos. A aula tem como objetivo apresentar aos alunos a história da resistência feminina no mercado de trabalho durante a Primeira República.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da resistência feminina no mercado de trabalho durante a Primeira República.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar para cada grupo uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template

    Os alunos devem elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, relacionando-os com o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma e explicar como relacionou os campos Que bom, Que pena, Que tal com o tema da aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas nos templates e refletir sobre a importância da resistência feminina no mercado de trabalho durante a Primeira República.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Cada aluno deve produzir um texto sobre a importância da resistência feminina no mercado de trabalho durante a Primeira República, utilizando as informações apresentadas na aula e na discussão em grupo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Os alunos devem apresentar seus textos para a turma e discutir sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância da resistência feminina no mercado de trabalho durante a Primeira República.
  • Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em grupo, comunicação, argumentação e escrita.
  • Estimular a criatividade e a imaginação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do template.
  • Coerência entre o template e o tema da aula.
  • Habilidade de pesquisa, comunicação, argumentação e escrita.
  • Reflexão crítica e coerências entre o texto e o tema da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula, contextualizando a importância da resistência feminina no mercado de trabalho durante a Primeira República.
  • Estimular a participação, a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Orientar os alunos na elaboração do template e na produção textual.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Auxiliar e avaliar os alunos em cada uma das etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em cada uma das etapas propostas.
  • Trabalhar em grupo pesquisando sobre o tema e elaborando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Demonstrar criatividade, originalidade, além das habilidades de comunicação, de argumentação e de escrita.
  • Apresentar o template para a turma, explicando como relacionou os campos dos 3 Qs com o tema da aula.
  • Refletir, produzir e apresentar um texto sobre o tema da aula.