Aula sobre Trabalho E Resistencia Feminina Na Primeira Republica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas. Nesse contexto, as mulheres começaram a se inserir no mercado de trabalho, principalmente nas fábricas têxteis. No entanto, elas enfrentaram muitas dificuldades e discriminações, o que gerou movimentos de resistência e luta pelos seus direitos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho e a resistência feminina na Primeira República.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados pelos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Explique aos alunos que eles deverão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar das mulheres que trabalhavam nas fábricas têxteis na Primeira República.

  3. Etapa 3 - Leitura de textos

    Os alunos devem ler textos sobre o trabalho e a resistência feminina na Primeira República. Você pode selecionar textos de jornais da época, relatos de trabalhadoras ou artigos acadêmicos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República e os movimentos de resistência feminina.

  5. Etapa 5 - Criação de cartazes

    Os alunos devem criar cartazes sobre o trabalho e a resistência feminina na Primeira República. Os cartazes devem conter informações sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres e os movimentos de resistência.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cartazes

    Os alunos devem apresentar os cartazes criados para a turma. Você pode organizar uma exposição dos cartazes na escola.

  7. Etapa 7 - Avaliação da aula

    Faça uma avaliação da aula, considerando os objetivos propostos e a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a empatia pelos personagens históricos.
  • Compreender as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX.
  • Identificar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República.
  • Reconhecer a importância dos movimentos de resistência feminina na conquista de direitos.
  • Desenvolver a habilidade de leitura crítica, argumentação, trabalho em grupo, síntese e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de relacionar o tema com a realidade atual e de se colocar no lugar das personagens históricas.
  • Identificação das dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho na Primeira República.
  • Reconhecimento da importância dos movimentos de resistência feminina na conquista de direitos.
  • Habilidade de leitura crítica, argumentação, trabalho em grupo, comunicação e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema, a metodologia e os objetivos da aula.
  • Estimular a reflexão, criatividade e participação dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas e questionamentos.
  • Orientar os alunos em todas as etapas.
  • Selecionar os textos a serem lidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de cada uma das etapas.
  • Refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na Primeira República, compartilhar com a turma e criar o mapa de empatia.
  • Trabalhar em grupo para chegar a conclusões.
  • Criar e apresentar os cartazes para a turma em grupo.
  • Participar da avaliação da aula e dar feedback.