Aula sobre Trabalho E Resistencia Feminina Na Primeira Republica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Primeira República brasileira (1889-1930) foi um período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas no país. Nesse contexto, as mulheres começaram a se inserir no mercado de trabalho, principalmente nas fábricas têxteis. No entanto, elas enfrentaram muitas dificuldades e preconceitos, o que gerou movimentos de resistência e luta pelos seus direitos. Nesta aula, vamos discutir o trabalho e a resistência feminina na Primeira República.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a época histórica em que ocorreu. Em seguida, você deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um aspecto específico do tema, como as condições de trabalho das mulheres, as formas de resistência, as lideranças femininas, entre outros. É importante que você disponibilize materiais impressos, como livros e revistas, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa para os demais colegas e promover um debate sobre o tema. Oriente o debate e estimular a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate em plenária

    Os grupos devem apresentar seus templates de avaliação por rubrica e discutir em plenária os critérios definidos. Medie a discussão e auxilie na definição dos critérios.

  6. Etapa 6 - Autoavaliação

    Cada aluno deve se autoavaliar de acordo com os critérios definidos no template de avaliação por rúbrica.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Avalie o desempenho dos alunos durante toda a atividade, considerando os critérios definidos no template de avaliação por rubrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo, argumentação e autoavaliação .

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Participação ativa em todas as etapas da atividade.
  • Capacidade de trabalhar em grupo, argumentação e defesa de ideias.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
  • Capacidade de se autoavaliar de forma crítica e objetiva.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais impressos para pesquisa.
  • Auxiliar, orientar e mediar os grupos em cada uma das etapas da atividade.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Explicar o que é um template de avaliação por rubrica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Selecionar e organizar as informações mais relevantes sobre o tema.
  • Elaborar um template de avaliação por rubrica.
  • Argumentar e defender suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Se autoavaliar de forma crítica e objetiva.