Aula sobre Trabalho E Resistencia Feminina Na Primeira Republica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre “Trabalho e resistência feminina na Primeira República” tem como objetivo apresentar aos alunos a luta das mulheres por seus direitos trabalhistas e sociais durante a primeira república brasileira. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de mulheres que lutaram por seus direitos na época, como a escritora e feminista Bertha Lutz, que foi uma das principais responsáveis pela conquista do direito ao voto feminino no Brasil. Também é importante pode destacar como o tema ainda é atual e importante para a sociedade, já que as mulheres ainda enfrentam desigualdades em relação aos homens no mercado de trabalho e na sociedade em geral. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a luta das mulheres por seus direitos durante a primeira república brasileira.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Em casa, os alunos deverão pesquisar sobre o tema da aula. Para auxiliá-los disponibilize um texto ou um vídeo.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema da aula, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na elaboração do mapa conceitual e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Entre as apresentações, faça comentários e esclareça as dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos, em grupos, discutirão sobre as principais informações apresentadas nos mapas conceituais e farão um resumo das conclusões.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça um resumo das principais informações apresentadas na aula e destacará a importância da luta das mulheres por seus direitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX.
  • Compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do mapa conceitual.
  • Clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Coerência e qualidade das conclusões apresentadas.
  • Participação ativa na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Tirar dúvidas e esclarecer informações sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas sobre os mapas conceituais apresentados.
  • Fazer um resumo das principais informações apresentadas na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema da aula.
  • Participar ativamente da elaboração do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Participar ativamente da aula.