Aula sobre Trabalho E Resistencia Feminina Na Primeira Republica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre “Trabalho e resistência feminina na Primeira República” tem como objetivo apresentar aos alunos a luta das mulheres por seus direitos trabalhistas e sociais durante a primeira república brasileira. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de mulheres que lutaram por seus direitos na época, como a escritora e feminista Bertha Lutz, que foi uma das principais responsáveis pela conquista do direito ao voto feminino no Brasil. Também é importante pode destacar como o tema ainda é atual e importante para a sociedade, já que as mulheres ainda enfrentam desigualdades em relação aos homens no mercado de trabalho e na sociedade em geral. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a luta das mulheres por seus direitos durante a primeira república brasileira.Etapa 2 - Estudo prévio
Em casa, os alunos deverão pesquisar sobre o tema da aula. Para auxiliá-los disponibilize um texto ou um vídeo.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema da aula, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na elaboração do mapa conceitual e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Entre as apresentações, faça comentários e esclareça as dúvidas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos, em grupos, discutirão sobre as principais informações apresentadas nos mapas conceituais e farão um resumo das conclusões.Etapa 6 - Fechamento
Faça um resumo das principais informações apresentadas na aula e destacará a importância da luta das mulheres por seus direitos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX.
- Compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na elaboração do mapa conceitual.
- Clareza na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Coerência e qualidade das conclusões apresentadas.
- Participação ativa na aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Tirar dúvidas e esclarecer informações sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Fazer comentários e esclarecer dúvidas sobre os mapas conceituais apresentados.
- Fazer um resumo das principais informações apresentadas na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema da aula.
- Participar ativamente da elaboração do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Participar ativamente da aula.