Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O trabalho infantil na Revolução Industrial é um tema importante para entendermos como a produção em massa e a industrialização afetaram a vida das pessoas. Naquela época, as crianças eram obrigadas a trabalhar em fábricas, muitas vezes em condições precárias e perigosas. Esse tema pode ser encontrado em notícias atuais sobre trabalho infantil em países em desenvolvimento ou em produtos que consumimos, como roupas e eletrônicos. Os alunos irão aprender sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial e como ele afetou a vida das crianças naquela época. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de organizar ideias e soluções de forma criativa e colaborativa.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique o que é o Design Sprint. Os alunos irão discutir em grupos o que já sabem sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial e como ele afetou a vida das crianças naquela época.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as principais informações sobre o tema. Em seguida, irão discutir em grupos e escolher as informações mais relevantes para o projeto.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão votar nas informações mais relevantes e escolher as que serão utilizadas no projeto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial, utilizando as informações escolhidas na etapa anterior. Eles poderão utilizar imagens, gráficos e textos para ilustrar o tema.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir sobre o que aprenderam com o projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise histórica dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do trabalho infantil na Revolução Industrial.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das informações escolhidas.
  • Criatividade na elaboração do infográfico.
  • Clareza e objetividade na apresentação do projeto.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na escolha das informações mais relevantes.
  • Avaliar os projetos dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o tema.
  • Escolher as informações mais relevantes.
  • Criar um infográfico sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial.