Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O trabalho infantil é um tema que ainda é muito presente em nossa sociedade, mesmo após anos de luta contra essa prática. Na Revolução Industrial, o trabalho infantil era ainda mais comum, pois as crianças eram vistas como mão de obra barata e facilmente exploráveis. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver um mapa de empatia sobre o tema, a fim de entendermos melhor as condições de vida e trabalho das crianças na época da Revolução Industrial.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Trabalho infantil na Revolução Industrial" e explique a importância de discutir esse assunto. Em seguida, peça para os alunos formarem grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo deve criar um mapa de empatia sobre as crianças que trabalhavam na Revolução Industrial. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça materiais para que os alunos possam criar seus mapas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações que foram coletadas e discutindo as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças na época.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas de empatia. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Atividade escrita

    Cada aluno deve escrever um texto sobre o tema, utilizando as informações coletadas nos mapas de empatia e na discussão em grupo. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e deve ser entregue ao final da aula.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como a metodologia Design Thinking ajudou na compreensão do tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de discutir o tema do trabalho infantil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a empatia e a compreensão das condições de vida e trabalho das crianças na época da Revolução Industrial.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade do texto produzido sobre o tema.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de discutir o assunto.
  • Fornecer materiais para a criação dos mapas de empatia.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Produzir um texto sobre o tema.