Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O trabalho infantil é um tema que ainda é muito presente em nossa sociedade, mesmo após anos de luta contra essa prática. Na Revolução Industrial, o trabalho infantil era ainda mais comum, pois as crianças eram utilizadas como mão de obra barata nas fábricas. Neste momento, vamos trabalhar o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial de forma lúdica e interativa, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que abordará o tema e seus subtópicos, desenvolvendo a habilidade de analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e explique como a metodologia ativa Gamificação será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade da época. Eles deverão buscar informações em livros, sites e outras fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas e ações devem abordar o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a abordagem do tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma e explicar como ele aborda o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão e reforce a importância de combater o trabalho infantil na sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Abordagem adequada do tema do trabalho infantil na Revolução Industrial.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Gamificação e como ela será utilizada.
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos sobre os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade.
  • Criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema de forma adequada e criativa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e dar feedbacks construtivos sobre os jogos criados pelos outros grupos.