Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O trabalho infantil é um tema que ainda é muito presente em nossa sociedade, mesmo após anos de luta contra essa prática. Na Revolução Industrial, o trabalho infantil era ainda mais comum, pois as crianças eram utilizadas como mão de obra barata nas fábricas. Neste momento, vamos trabalhar o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial de forma lúdica e interativa, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que abordará o tema e seus subtópicos, desenvolvendo a habilidade de analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e explique como a metodologia ativa Gamificação será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade da época. Eles deverão buscar informações em livros, sites e outras fontes confiáveis.Etapa 3 - Criação do jogo
Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas e ações devem abordar o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a abordagem do tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma e explicar como ele aborda o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão e reforce a importância de combater o trabalho infantil na sociedade atual.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Abordagem adequada do tema do trabalho infantil na Revolução Industrial.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Gamificação e como ela será utilizada.
- Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
- Dar feedbacks construtivos sobre os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema do trabalho infantil na Revolução Industrial e seus impactos na sociedade.
- Criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema de forma adequada e criativa.
- Participar ativamente da discussão em grupo e dar feedbacks construtivos sobre os jogos criados pelos outros grupos.