Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O trabalho infantil é um tema que ainda é muito presente em nossa sociedade, mesmo após anos de luta contra essa prática. Na Revolução Industrial, o trabalho infantil era ainda mais comum, pois as crianças eram utilizadas como mão de obra barata nas fábricas. Vamos discutir sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial e como essa prática afetou a vida das crianças na época. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a época da Revolução Industrial. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. O grupo defensor irá buscar argumentos que justifiquem o trabalho infantil na Revolução Industrial, enquanto o grupo opositor irá buscar argumentos contrários. A banca julgadora irá pesquisar sobre as leis e normas da época e o grupo de observadores irá acompanhar todo o processo e anotar as principais informações.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo irá preparar seus argumentos e apresentações. A banca julgadora irá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos defensor e opositor.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. Ao final, a banca julgadora irá decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre o tema e os alunos irão compartilhar suas opiniões e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e o desempenho de cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Argumentar e debater sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade das perguntas feitas pela banca julgadora.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate de forma imparcial e respeitosa.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e coerente.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do processo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e eficiente.
  • Preparar argumentos claros e coerentes.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Participar do debate de forma respeitosa e construtiva.