Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância de entender o trabalho infantil na Revolução Industrial. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, e terão que passar por todas as estações, realizando as atividades propostas.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - PesquisaNa Estação 1, os alunos irão pesquisar sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial. Eles deverão buscar informações sobre as condições de trabalho, as consequências para a saúde das crianças e as lutas sociais contra essa prática. Disponibilize textos, vídeos e imagens para auxiliar na pesquisa.
Estação 2 - Debate
Na Estação 2, os alunos irão debater sobre as consequências do trabalho infantil na Revolução Industrial. Eles deverão discutir sobre as consequências para a saúde das crianças, a exploração do trabalho infantil e as lutas sociais contra essa prática. Disponibilize textos e imagens para auxiliar na discussão.
Estação 3 - Produção de cartazes
Na Estação 3, os alunosirão produzir cartazes sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial. Eles deverão utilizar imagens e textos para conscientizar sobre a importância de combater essa prática. Disponibilize materiais como cartolinas, canetas e lápis de cor para auxiliar na produção dos cartazes.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das estações, os alunos irão socializar o que foi produzido em cada estação. Cada grupo irá apresentar o que foi pesquisado, debatido e produzido. Incentive a participação de todos os alunos na socialização.Etapa 4 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos. Incentive a participação dos alunos na reflexão.Etapa 5 - Encerramento
Encerre o momento agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de combater o trabalho infantil.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
- Estimular a pesquisa e o debate sobre temas históricos relevantes.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de produção dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas estações.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade dos cartazes produzidos pelos alunos.
- Participação dos alunos na socialização.
- Reflexão sobre o tema realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância de entender o trabalho infantil na Revolução Industrial.
- Dividir os alunos em grupos e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Disponibilizar materiais e recursos para auxiliar nas atividades.
- Conduzir a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial.
- Participar do debate sobre as consequências do trabalho infantil.
- Produzir cartazes sobre o tema.
- Participar da socialização das atividades.
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula.