Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O trabalho infantil é um tema que ainda é muito presente em nossa sociedade, mesmo após anos de luta contra essa prática. Na Revolução Industrial, o trabalho infantil era ainda mais comum, pois as crianças eram utilizadas como mão de obra barata nas fábricas. Neste momento, vamos entender como o trabalho infantil era utilizado na Revolução Industrial e como isso impactou a produção e circulação de povos, produtos e culturas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de entender o trabalho infantil na Revolução Industrial. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, e terão que passar por todas as estações, realizando as atividades propostas.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Pesquisa

    Na Estação 1, os alunos irão pesquisar sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial. Eles deverão buscar informações sobre as condições de trabalho, as consequências para a saúde das crianças e as lutas sociais contra essa prática. Disponibilize textos, vídeos e imagens para auxiliar na pesquisa.

    Estação 2 - Debate

    Na Estação 2, os alunos irão debater sobre as consequências do trabalho infantil na Revolução Industrial. Eles deverão discutir sobre as consequências para a saúde das crianças, a exploração do trabalho infantil e as lutas sociais contra essa prática. Disponibilize textos e imagens para auxiliar na discussão.

    Estação 3 - Produção de cartazes

    Na Estação 3, os alunosirão produzir cartazes sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial. Eles deverão utilizar imagens e textos para conscientizar sobre a importância de combater essa prática. Disponibilize materiais como cartolinas, canetas e lápis de cor para auxiliar na produção dos cartazes.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos irão socializar o que foi produzido em cada estação. Cada grupo irá apresentar o que foi pesquisado, debatido e produzido. Incentive a participação de todos os alunos na socialização.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos. Incentive a participação dos alunos na reflexão.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre o momento agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de combater o trabalho infantil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a pesquisa e o debate sobre temas históricos relevantes.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de produção dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas estações.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade dos cartazes produzidos pelos alunos.
  • Participação dos alunos na socialização.
  • Reflexão sobre o tema realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de entender o trabalho infantil na Revolução Industrial.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Disponibilizar materiais e recursos para auxiliar nas atividades.
  • Conduzir a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial.
  • Participar do debate sobre as consequências do trabalho infantil.
  • Produzir cartazes sobre o tema.
  • Participar da socialização das atividades.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.