Aula sobre Trabalho Infantil Na Revolucao Industrial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O trabalho infantil é um tema que ainda é muito presente em nossa sociedade, mesmo que muitas pessoas não percebam. Na Revolução Industrial, por exemplo, as crianças eram frequentemente utilizadas como mão de obra nas fábricas, o que gerou muitos problemas de saúde e educação para elas. Vamos discutir sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial e como ele afetou a vida das crianças na época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do assunto para os alunos. Faça uma breve explicação sobre a Revolução Industrial e como ela afetou a vida das crianças na época.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial. Utilize o vídeo "Trabalho Infantil na Revolução Industrial" disponível no YouTube.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as principais informações apresentadas no vídeo. Cada grupo deverá escolher um líder para apresentar as conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão preencher o template com as informações discutidas em grupo e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Debate

    Faça a mediação de um debate sobre as informações apresentadas pelos alunos. Serão discutidos os impactos do trabalho infantil na Revolução Industrial e como ele afetou a vida das crianças na época.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância de combater o trabalho infantil ainda presente em nossa sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos no debate final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e o debate final.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de combater o trabalho infantil ainda presente em nossa sociedade.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o trabalho infantil na Revolução Industrial.
  • Discutir em grupo sobre as principais informações apresentadas no vídeo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
  • Apresentar as conclusões para a turma.
  • Participar do debate final.