Aula sobre Tragedia Grega

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A tragédia é um gênero teatral que surgiu na Grécia Antiga e até hoje é estudada e admirada pela sua complexidade e profundidade. Nesta aula, os alunos irão aprender as características da tragédia grega, como a estrutura das peças, os personagens e o papel do coro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para tornar o tema mais interessante e envolvente, você pode apresentar exemplos de tragédias gregas que ainda são estudadas e encenadas nos dias de hoje, como "Édipo Rei" e "Medeia".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize\-o para os alunos. Faça uma breve explicação sobre a tragédia grega e sua importância na história do teatro.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre as características da tragédia grega. Você pode fornecer materiais de apoio para ajudar na discussão.

  3. Etapa 3 - Análise de trechos de tragédias gregas

    Apresente trechos de tragédias gregas para a turma e analise-os com os alunos, destacando as características que foram discutidas anteriormente.

  4. Etapa 4 - Criação de uma cena de tragédia grega

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar uma cena de tragédia grega, levando em consideração as características discutidas na aula. Eles devem apresentar a cena para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo irá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e possam dar feedback sobre o que gostaram, o que não gostaram e o que poderia ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar cenas ou textos dramáticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a arte e a cultura.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade na produção da cena de tragédia grega.
  • Coerência com as características da tragédia grega.
  • Uso adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação da cena.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Apresentar trechos de tragédias gregas para análise.
  • Dar feedback aos alunos sobre a criação da cena de tragédia grega.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e usá-lo para avaliar a atividade.
  • Criar uma cena de tragédia grega em grupo.
  • Apresentar a cena para a turma.