Aula sobre Tragedia Grega
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A tragédia é um gênero teatral que surgiu na Grécia Antiga, por volta do século V a.C. Ela tem como característica principal a representação de personagens nobres que enfrentam situações extremas, muitas vezes levando-os à ruína. Essas peças eram apresentadas em grandes festivais religiosos e eram muito populares entre o público. A metodologia utilizada neste material será a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a realidade dos alunos. Em seguida, pergunte o que eles sabem sobre a tragédia grega. Incentive a participação de todos.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e receberão a tarefa de pesquisar sobre a tragédia grega, seus principais autores e obras. Eles deverão utilizar livros, enciclopédias e materiais disponíveis na internet para realizar a pesquisa.Etapa 3 - Construção do template de avaliação
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas. O template deverá conter os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo apresentará sua pesquisa e explicará os pontos principais da apresentação. Faça comentários e sugestões para os grupos.Etapa 5 - Avaliação
Cada grupo será avaliado pelos colegas de acordo com o template criado na Etapa 3.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a atividade desenvolvida e incentive os alunos a compartilharem suas impressões sobre a experiência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar suas pesquisas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e reflexiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e incentivar a participação dos alunos.
- Orientar a pesquisa e a construção do template de avaliação.
- Dar feedbacks para aprimoramento.
- Estimular a reflexão e a avaliação crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a tragédia grega.
- Colaborar na construção do template de avaliação.
- Preparar a apresentação.
- Avaliar crítica e reflexivamente as apresentações dos colegas.